domingo, 29 de junho de 2014

BRT Trancarioca reduz tempo gasto no trânsito nas zonas Norte e Oeste

29/06/2014 - Extra - RJ

Antes, a estudante Adriana Sampaio, de 19 anos, corria contra o tempo. Agora ela continua correndo, mas é para se manter em forma. Livre dos engarrafamentos desde que passou a utilizar o BRT Transcarioca, em parte de seu trajeto, a jovem garante que tem mais tempo para os estudos, a família e até mesmo para voltar aos exercícios físicos. Inaugurado no começo do mês, com a promessa de reduzir em até 60% o tempo de viagem entre a Barra da Tijuca e o Galeão, o corredor expresso já traz o benefício para os usuários, mesmo ainda não estando com todas as estações abertas e passando por ajustes operacionais.

- O tempo que perdia no trânsito ganhei em qualidade de vida - aprova Adriana, que mora em Vista Alegre e faz curso técnico de Química, à tarde, na Barra, e à noite estuda Engenharia Química em Duque de Caxias.

Ela conta que perdia até três horas no trânsito da Barra até Caxias, no final da tarde. Hoje, vai do curso até Vicente de Carvalho de BRT e de lá completa a viagem num ônibus comum. O percurso total é feito em uma hora.

O metalúrgico André dos Santos, de 36 anos, morador na Pavuna, há uma semana faz a dobradinha metrô-BRT para ir e voltar do trabalho, na Barra. Com isso, diz que também economiza cerca de uma hora em cada percurso. O tempo que sobra, aproveita para adiantar a obra em casa, para onde se mudou há pouco mais de um mês.

- Antes eu ia de metrô até Del Castilho e lá pegava o 614 (Del Castilho-Alvorada). Na volta eram quase duas horas dentro do ônibus - conta. - Eu deixava o trabalho mais cedo às sextas e, mesmo assim, chegava em casa no horário de sempre, por conta dos engarrafamentos.

Moradora do Tanque, Marilene Ribeiro, de 37 anos, também mudou de hábitos. Antes, ela tinha de acordar cedo para estar no trabalho na Barra da Tijuca, às 8h.

- Agora consigo tomar o café da manhã com calma e ficar mais tempo com meus filhos - garante a assistente de legislação, que faz em cerca de meia hora o percurso antes era completado em uma hora e 40 minutos. - O trânsito em Jacarepaguá é muito intenso pela manhã e no final da tarde.

Serviço já atende 23 mil

Quando todas as 39 estações estiverem em operação, a previsão é de que o Transcarioca transporte 320 mil passageiros por dia. Hoje, segundo o Consórcio BRT, são já transportados em média, 23 mil passageiros nos dias úteis.

Atualmente estão em operação, no eixo troncal, os serviços Alvorada-Tanque (expresso e parador) e Alvorada-Galeão (semi-direto). O intervalo médios são de 6 e 30 minutos, respectivamente, segundo o consórcio.

O Alvorada-Tanque parador funciona 24 horas por dia, o Alvorada-Tanque expresso funciona das 5h às 23h, de segunda a sábado. O Alvorada-Galeão também funciona 24h por dia.

Ainda de acordo com o consórcio, o tempo médio de viagem no serviço Alvorada - Galeão é de 1h20min; no Alvorada-Tanque expresso é de 35min; e no Alvorada-Galeão parador é de 45min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário