sexta-feira, 23 de maio de 2014

RIO Centro de operações dos BRTs começa a operar nesta sexta-feira

23/05/2014 - O Globo

Câmeras instaladas em ônibus e nas estações serão usadas para monitorar o transporte no corredor expresso

por LUIZ ERNESTO MAGALHÃES

Sob controle. Obras do CCO, no terminal Alvorada: acompanhamento, em tempo real, do sistema de BRT da Transcarioca e Transoeste, além das novas linhas.


RIO — Às vésperas da abertura do BRT Transcarioca (Barra da Tijuca-Aeroporto Internacional Tom Jobim) — a presidente Dilma Rousseff fará a viagem inaugural no próximo dia 1º —, a prefeitura inaugura nesta sexta-feira o Centro de Controle Operacional (CCO), que ficará responsável por monitorar todos os corredores expressos de ônibus a serem implantados na cidade nos próximos anos. Com 1,3 mil metros quadrados distribuídos em dois andares, o CCO está instalado no Terminal Alvorada, onde o Transcarioca fará conexões com o Transoeste (Barra-Campo Grande/Santa Cruz). Em 2016, o CCO vai monitorar também o BRT Transolímpico (Barra-Deodoro). O CCO acompanhará ainda a operação do Transbrasil (Deodoro-Centro), cuja inauguração também está prevista para 2016, mas cujas obras ainda não começaram.

— Com as ampliações do sistema, o BRT começa a tomar forma de uma grande rede de transportes. A operação dessa rede é complexa. Precisa de um monitoramento constante, para que opere de forma integrada com outros transportes de massa., como metrô e trens. Com o CCO é possível ter agilidade para redimensionar frotas, alterar roteiros conforme a demanda ou imprevistos que aconteçam no dia a dia da cidade — explicou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A estimativa dos consórcios é que serão feitas até 2 milhões de viagens por dia quando os quatro corredores de BRTs estiverem em pleno funcionamento. O CCO vai operar 24h por dia e conta com dois geradores para reduzir o risco de apagões. Parte da parede do CCO é envidraçada, o que permitirá ao usuário do Terminal Alvorada observar o trabalho dos operadores de uma passarela de pedestres nas proximidades.

Sistema custou R$ 8 milhões

A implantação do sistema custou R$ 8 milhões às empresas que integram os quatro consórcios que exploram as linhas de ônibus do Rio. Com a entrada em operação da nova central, o CCO atual, de menor porte e aberto há dois anos para atender exclusivamente ao Transoeste, deverá ser desativado na próxima semana. Do novo CCO, será possível acompanhar, em tempo real, as câmeras de vídeo instaladas nos ônibus, além das 510 câmeras que monitoram as estações — 260 no Transcarioca e 250 no Transoeste. A localização dos veículos também é acompanhada pelo GPS. Inicialmente, o CCO terá 60 câmeras de vídeo em operação, que chegarão a cem depois da abertura dos BRTs Transolímpico e Transbrasil.

No futuro, corredores integrados

O projeto dos corredores expressos é mais amplo do que foi divulgado até agora. No futuro, não haverá mais veículos articulados com identificação, como Transcarioca ou Transoeste. Tudo fará parte do grande sistema de BRT, que , à medida da necessidade, será ampliado. Se for constatada demanda nova ou maior para uma determinada área da cidade, novas linhas serão criadas,permitindo que um ônibus articulado use o corredor do outro, ampliando o trajeto original da viagem. O Transoeste, por exemplo, foi criado, inicialmente, para ter duas linhas: uma linha paradora e outra expressa. Dois anos depois do início da operação, conta com 12 linhas em operação, sem necessariamente chegarem ao Terminal Alvorada.

Facebook
Twitter
Plus
 
VEJA TAMBÉM
Transcarioca já tem rachaduras na pista
Prefeitura do Rio vai inaugurar 22 estações do BRT Transcarioca no dia 1º de junho
BRT Transcarioca recebe nome de Juscelino Kubitschek
Paes: mudança no BRT aumentou apenas 11% do custo da obra
RIO30ºC16ºCLOGIN
CAPA
PAÍS
Rádio do Moreno
Blog do Merval
Blog do Noblat
Ilimar Franco
RIO
Trânsito
Ancelmo.com
Gente Boa
Bairros
Eu-repórter
Rio 450
Rio Show
Repinique
Chope do Aydano
Blog de Bamba
Design Rio
Rio 2016
ECONOMIA
Defesa do Consumidor
Miriam Leitão
Boa Chance
Empreendedorismo
Morar Bem
SOCIEDADE
Ciência
Saúde
Educação
História
Conte algo que não sei
MUNDO
Lá fora
TECNOLOGIA
Teste da semana
Start-ups
Cora Rónai
Pedro Doria
CULTURA
Rio Show
Patrícia Kogut
Revista da TV
Gente Boa
Prosa
Blog do Xexéo
Logo +
ESPORTES
Copa 2014
Renato M. Prado
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Vasco
Pulso
MMA
Rio 2016
Radar Olímpico
Radicais
MAIS +
Blogs
Opinião
Vídeos
Boa Chance
Boa Viagem
Ciência
Educação
História
Morar Bem
Revista Amanhã
Saúde

VOLTAR AO TOPO
VERSÃO CLÁSSICAO GLOBO ©2014



Enviado por Samsung Mobile

Nenhum comentário:

Postar um comentário