sábado, 5 de abril de 2014

Ônibus da mesma linha ainda fazem dois trajetos

05/04/2014 - O Globo
    
Ônibus 217 passavam, ontem, pela pista lateral, apesar de a prefeitura ter mudado o itinerário
Ônibus 217 passavam, ontem, pela pista lateral, apesar de a prefeitura ter mudado o itinerário Foto: Paulo Mumia / Extra
Geraldo Ribeiro

A mudança no trajeto dos ônibus do corredor BRS que passam na Praça Onze vai levar as paradas dos veículos que antes ficavam na pista lateral da Avenida Presidente Vargas para cem metros adiante. É que, segundo a Secretaria municipal de Transportes, os coletivos vão parar nos pontos já existentes na pista central da Avenida Presidente Vargas, por onde estão passando agora. O mais próximo fica perto da Central.

Nessa sexta-feira, quando reportagem do EXTRA mostrou que os passageiros estavam confusos com a alteração do itinerário de algumas linhas de ônibus (como a 226, a 371 e a 232), nada parecia ter mudado. Ainda havia alguns motoristas de linhas como a 217 (Andaraí-Carioca) utilizando a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, quando a prefeitura informa que o correto é seguir pela pista central. Também não havia nenhuma sinalização informando sobre a mudança.

- Aqui é na base da sorte. Tem motorista que para, e outros que não. A gente nunca sabe. Já teve dias de esperar meia hora pelo ônibus - afirmou a assistente administrativo Cleo Castro, de 27 anos, que disse estar surpresa com a notícia de que o trajeto dos ônibus havia sido alterado: - Eu não sabia e não tem nenhuma sinalização para informar - completou a passageira.

Outros usuários de ônibus, desinformados sobre a mudança, também esperavam pelos coletivos no mesmo local. Não havia qualquer agente para orientá-los. A única fiscalização nas proximidades, no final da tarde de ontem, era feita por um agente que controlava o trânsito no cruzamento com a Rua de Santana, a cerca de 50 metros dali.
A prefeitura informou na sexta-feira que solicitou ao Rio Ônibus que reforce, junto aos passageiros, as informações sobre as mudanças. Com relação à sinalização, acrescentou que será implantada pelo Consórcio Porto Novo.

Já o Rio Ônibus garantiu que os consórcios Intersul, Internorte e Transcarioca reforçaram ontem as orientações aos motoristas sobre o novo trajeto. Já os usuários serão orientados por fiscais.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/onibus-da-mesma-linha-ainda-fazem-dois-trajetos-12101044.html#ixzz2y0byTVWx

Nenhum comentário:

Postar um comentário