segunda-feira, 31 de março de 2014

Rio ganha mil novos ônibus, todos com ar, até o fim do ano: substituições começam em 20 dias

31/03/2014 - Extra - RJ

Até o fim do ano, mil novos ônibus com ar-condicionado vão integrar a frota municipal do Rio, substituindo velhos carros. O número corresponde a 11,9% do total de coletivos da cidade. Desses, 89 vão chegar às garagens, e, em até 20 dias, já estarão circulando em linhas definidas (veja no quadro).

A maior parte dos veículos está nas zonas Norte e Oeste. São 49 ônibus distribuídos em seis linhas do Consórcio Internorte. Na Zona Oeste, a Auto Viação Jabour, que integra o Consórcio Santa Cruz, fez 62 encomendas e já tem 15 micro-ônibus operando em três linhas em Campo Grande. Nos próximos dias, irão para as ruas 15 ônibus e 32 micro-ônibus da empresa.

— Começamos a substituição com os micro-ônibus porque eles dão maior frequência à linha. Uma característica da região é o pouco espaço entre os sub-bairros. Então, esses veículos fazem melhor a manobra — explicou Diego Batista, gerente operacional da Auto Viação Jabour.

Os ônibus articulados também entram nessa conta. Até maio, serão 157 do corredor BRT Transcarioca — que vai ligar o Galeão, na Ilha, à Barra. Além desses, cerca de 250 já encomendados, mas ainda sem linhas definidas, devem chegar em até 90 dias, informou o Rio Ônibus — Sindicato das Empresas de Ônibus.

Segundo Lélis Teixeira, presidente do Rio Ônibus, há outras 500 encomendas:

— Eles já estão em fabricação. Até o fim do ano, a frota terá num total mais de dois mil veículos com ar em circulação.

A chegada do primeiro lote de veículos ocorre um mês após o decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado em 24 de fevereiro, que exige que os novos ônibus municipais tenham ar-condicionado. Hoje, a frota municipal conta com 8.725 ônibus. Desses, apenas 18,7% são refrigerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário