terça-feira, 29 de outubro de 2013

Smartphone será usado para pagar passagem em 2014 no Rio

29/10/2013 - O Globo

Em breve, passageiros de ônibus, trens e barcas poderão utilizar seus smartphones para pagar viagens dentro do município do Rio. A nova tecnologia está sendo testada por 200 usuários de transporte público desde setembro. O teste vai durar três meses e, segundo o diretor-executivo do RioCard TI, Homero Quintaes, poderá ser implantado no Rio em meados do ano que vem e ser utilizado em todos os aparelhos que tiverem a tecnologia NFC (new field communication) ou campo de aproximação — o desconto do valor é feito aproximando-se o o celular do validador.

O Rio, segundo ele, será a primeira cidade do Brasil a usar a tecnologia. O novo sistema é uma parceria entre quatro operadoras de telefonia móvel, o RioCard e uma fabricante de celular.

De acordo com o diretor executivo do RioCard TI, que vai administrar a passagem no celular, um chip é implantado no aparelho permitindo o pagamento das passagens. Quintaes estima que hoje há 4,5 milhões de usuários do Rio Card que terão a opção de validar as passagens pelo smartphone.

— A intenção é facilitar a vida de quem utiliza o transporte público. Queremos oferecer flexibilidade inclusive para a aquisição de créditos — explicou.

Pelo sistema, o usuário poderá utilizar também um aplicativo para consultar seu saldo de passagens. A princípio, segundo Quintaes, apenas o metrô não está participando da experiência.

Testando o novo sistema há um mês e meio, a coordenadora de qualidade do RioCard TI, Patrícia Araújo, aprovou a novidade.

— É prático. O validador dos transportes é tão rápido no celular quanto no cartão RioCard. Vai facilitar muito a vida do usuário — disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário