quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nova licitação para a expansão do Transoeste

31/10/2013 - O Dia

Rio - Após dois adiamentos, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) anunciou que vai realizar, no próximo dia 26, a licitação do trecho do BRT Transoeste que ligará o Terminal Alvorada à Estação Jardim Oceânico, onde fará a integração com a Linha 4 do Metrô, na Barra da Tijuca. Atualmente, a operação do Transoeste vai da Barra a Santa Cruz e Paciência em um traçado de cerca de 50 quilômetros. Estimadas em R$ 95 milhões, as obras da expansão do Transoeste, que terá seis quilômetros, devem ser iniciadas em 2012, com previsão de conclusão em dois anos.

A última data da licitação estava marcada para 16 de outubro, mas, após questionamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM), a prefeitura decidiu postergar a concorrência. Segundo a secretaria, agora todos os questionamentos e ponderações com relação ao projeto já foram esclarecidos ao TCM.


Veículos BRT devem chegar ao novo terminal só em 2016
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia 

A expectativa é de que a expansão do BRT Transoeste atenda, por dia, 140 mil pessoas. O novo trecho contará com dez estações, incluindo o terminal no Jardim Oceânico, duas estações expressas contendo dois módulos - uma no Barrashopping e outra no Citta/Downtown - e cinco estações paradoras no caminho. Os ônibus articulados vão circular pelas faixas centrais da Avenida das Américas até o shopping Downtown, onde o BRT fará uma curva para seguir pela Avenida Luiz Carlos Prestes (Via Parque) e, em seguida, atravessará o Canal de Marapendi por uma ponte a ser construída.

Também é prevista uma passagem subterrânea para pedestres com cerca de 150 metros, que ligará o desembarque e o embarque do BRT à estação do metrô Jardim Oceânico, que será construída no subsolo da Avenida Armando Lombardi, em frente ao shopping Barra Point, com previsão de inauguração até 2016. 

Nas obras, será feito também o alargamento das pistas (para quatro faixas por sentido) na Avenida das Américas, mantendo-se a capacidade viária para o restante do tráfego. A Associação de Moradores do Jardim Oceânico é contra a obra do corredor de ônibus e defende que a Linha 4 do metrô seja expandida até o Terminal Alvorada, ao invés de o BRT ir até a região.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de...ransoeste.html

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