25/09/2013 - Portal 2014
Primeira etapa está ligada as obras de emboque; escavações começam em seguida
Linha terá 23 quilômetros e ligará instalações dos Jogos 2016 (crédito: Divulgação)
Iniciada em julho de 2012, as obras do BRT Transolímpica entraram numa importante fase nesta semana após o início da construção de um túnel no Maciço da Pedra Branca.
De acordo com a prefeitura do Rio, a primeira etapa está ligada as obras de emboque, que é a parte principal de um túnel. Os trabalhos de contenção se concentram na entrada do maciço. Posteriormente, serão feitas as primeiras escavações --semelhante ao túnel da Grota Funda, que faz parte do corredor Transoeste.
O túnel do Maciço da Pedra Branca terá duas galerias centrais, além de um pedágio pouco antes de sua entrada.
A Transolímpica vai fazer a ligação das principais instalações que receberão os Jogos Olímpicos de 2016, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico. A via terá 23 quilômetros de extensão.
As obras estão oçadas em R$ 1,55 bilhão.O financiamento, por sua vez, será feito por meio de uma parceria com a iniciativa privada, que terá direito de exploração do corredor por 35 anos com a cobrança de pedágio, que será o mesmo cobrado na Linha Amarela. O término das obras está previsto para 2015.
As obras dos BRTs no Rio de Janeiro, que ainda incluem o Transcarioca, o Transoeste e o TranBrasil, fazem parte do projeto de mobilidade urbana da prefeitura para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Comentários