sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Testes para novo BRS já começaram, mas motoristas ainda estão confusos

23/08/2013 - O Globo

Primeiro trecho do BRS Carioca-Saens Peña será inaugurado na segunda-feira

RIO - Os testes para o início do funcionamento do primeiro trecho do BRS Carioca-Saens Peña, que entra em funcionamento na segunda-feira, começaram na quinta-feira, mas os motoristas ainda estão confusos. A prefeitura já isolou por cones o corredor de ônibus, mas só passará a multar motoristas na segunda semana de operação. Mas muitos ainda estão confusos com as mudanças:

- As mudanças na altura da Frei Caneca com a Mem de Sá estão travando os trânsito no Centro. Eu levei 25 minutos para fazer um trajeto que normalmente eu levaria dois minutos - reclamou o motoristas Fernando Figueiredo.

Na Rua Irineu Marinho, que teve a mão invertida, muitos carros que chegam pela Marquês de Pombal continuam entrando no rua, o que está confundindo os pedestres.

- Não vai demorar para acontecer um acidente aqui. Os carros continuam fazendo o trajeto normal, e não tem nenhum agente da CET-Rio para fazer a orientação. Os carros também continuam estacionados nos dois lados da rua, que é estreita, mas já tem ônibus entrando aqui. Por pouco um deles não bateu num carro estacionado - comentou o assistente administrativo Felipe Soares.

A mudança do ponto da Rua Frei Caneca, na altura da Rua de Santana, aliás, vem causando discórdia. Ali, agora só podem parar ônibus intermunicipais — a maioria vem de São Gonçalo. Outra preocupação é a distância em relação às unidades do Instituto Nacional do Câncer (Inca) da Marquês de Pombal e da Praça da Cruz Vermelha. Quem precisa chegar ao Inca também terá de percorrer uma distância maior. A secretaria, no entanto, informa que há um ponto distante cerca de cem metros que atende as linhas municipais.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, não descarta mudar os pontos de lugar, mas acredita que as distâncias estão corretas. O BRS Carioca- Saens Peña será concluído até o fim de setembro. Terá 3,5 quilômetros de extensão e passará pelas ruas João Paulo I e Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e Rua Conde Bonfim.

Este será o sétimo BRS em funcionamento da cidade. Segundo a prefeitura, até o fim do ano outros cinco serão inaugurados. Em setembro será inaugurada a continuação do BRS do Largo da Carioca ao Estácio, que vai fazer a conexão do Estácio à Praça Saens Peña, na Tijuca. Também com três quilômetros de extensão, o BRS vai começar na Rua João Paulo I e seguir pela Rua Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e pela Rua Conde de Bonfim até Rua General Roca (Praça Saens Peña). Também estão previstas as inagurações dos BRS que vão ligar o Méier ao Maracanã, na Zona Norte, e também os corredores que ligarão Botafogo ao Humaitá, na Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário