domingo, 14 de abril de 2013

Zona Sul terá 24 pontos de bloqueio para coibir vans na segunda-feira

13/04/2013 - O Globo

A partir de segunda, circulação de vans está proibida na região Operações para coibir transporte devem causar engarrafamento Prefeitura pede reforço na frota de ônibus que circula na área

NATANAEL DAMASCENO

Motoristas estão apreensivos com decisão de proibir vans na Zona Sul Hudson Pontes / Agência O Globo

RIO Para garantir que a proibição de vans e kombis na Zona Sul seja respeitada, a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar do município fará 24 bloqueios nas principais vias de acesso aos 11 bairros onde a medida passa a valer a partir de segunda-feira. Além disso, um acordo entre a prefeitura e os consórcios das empresas de ônibus do município aumentará a frota de algumas das principais linhas que vão para a Zona Sul. A expectativa é que o dia seja de engarrafamentos nos acessos à região. Segundo o Secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, painéis da CET-Rio e agentes do órgão e da Guarda Municipal estarão nas ruas para orientar o trânsito, mas, mesmo assim, segundo ele, haverá transtornos:

A fiscalização vai gerar impacto no trânsito. Por isso, ainda não vamos conseguir avaliar o impacto final da saída das vans das ruas da região.

Segundo Osório, as linhas regulares que passam pela Zona Sul circularão com toda sua frota nas ruas. Outras linhas, como as que saem da Leopoldina, Barra, Recreio e Jacarepaguá em direção à Zona Sul, as que atendem aos moradores da Rocinha e do Vidigal, e algumas que saem do Centro em direção à Zona Oeste, terão suas frotas aumentadas em até 50%.

Fizemos um acordo com as empresas de ônibus para que não haja problemas para os passageiros que utilizavam as vans. E para garantir que esse acordo funcione, toda a equipe da secretaria estará nas ruas desde as 4h de segunda-feira para aferir a quantidade de veículos e avaliar se será preciso fazer ajustes ao longo da semana.

Osório disse ainda que a prefeitura pediu à concessionária Metro Rio que opere com o máximo de sua capacidade, tanto na Linha 1, que sai de Copacabana, quando no metrô de superfície, cujos ônibus ligam Copacabana à Barra da Tijuca.

Segundo a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, uma força tarefa formada por 300 homens da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Transportes vai trabalhar nos pontos de bloqueio, nos quais os motoristas serão orientados a retornar e cumprir o trajeto que será determinado por agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio, e de interceptação, onde a proibição estará em vigor. Nestes locais, os fiscais irão apreender os veículos que foram flagrados e multar os condutores. Mais de cinquenta reboques estarão à disposição da coordenadoria.

Segundo a prefeitura, as áreas de bloqueio serão montadas na subida do elevado da Joatinga; em São Conrado; nos acessos à Linha Vermelha na altura do Campo de São Cristóvão; nos acessos ao Túnel Rebouças pela Praça da Bandeira e pelo Rio Comprido; na Leopoldina; no Túnel Santa Barbara; no Flamengo, nas ruas Oswaldo Cruz e Marquês de Abrantes; no Aterro do Flamengo; na Praia de Botafogo.

Aém disso, haverá áreas de interceptação montadas em Botafogo na altura do Mourisco; na Base da CET-Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas; na Rua Francisco Eugênio; na Tijuquinha, na Barra; nas estradas do Joá e das Canoas; e na subida do Elevado da Joatinga.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes, as linhas que ganharão reforço são:

546 São Conrado X Leblon - Via Estrada Da Gávea / Rocinha

591 Leme X São Conrado - Via Copacabana / Rocinha

592 São Conrado X Leme - Via Rocinha

593 Leme X São Conrado - Via Rocinha

521 São Conrado X Botafogo - Via Copacabana

522 São Conrado X Botafogo - Via Jóquei

460 São Cristóvão X Leblon - Via Túnel Rebouças

461 São Cristóvão X Ipanema - Via Túnel Rebouças

110 Rodoviária X Jardim de Alah - Via Túnel Rebouças

111 Rodoviária X Jardim de Alah - Via Elevado / Rebouças

550 Cidade de Deus X Gávea

555 Rio das Pedras X Gávea

557 Rio das Pedras X Copacabana

2329 Recreio x Castelo Via Av. Sernambetiba

2333 Recreio x Castelo Via Av. das Américas

2115 Pechincha X Castelo

2335 Santa Cruz X Castelo

2334 Campo Grande X Castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário