sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeito proíbe circulação de vans e Kombis na Zona Sul do Rio


11/04/2013 - Extra - RJ

Vans, kombis e micro-ônibus que operam no transporte de passageiros em linhas complementares terão a circulação proibida na Zona Sul do Rio, a partir da próxima segunda-feira. Conforme antecipou a coluna de Ancelmo Gois na edição desta quinta-feira, o decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial do Rio, veta a circulação de veículos cadastrados na Secretaria municipal de Transportes que integram o Subsistema de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros. De acordo com o decreto, a medida faz parte de um conjunto de ações integradas com o objetivo de reordenar e racionalizar a rede de transportes.

As vans ficam vetadas nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Vidigal, São Conrado e Rocinha. No caso de Vidigal e Rocinha duas linhas estão fora da proibição. Os veículos que operam as linhas Parque da Cidade - Gávea e Parque da Cidade - Fashion Mall continuam permitidos, mas devem obedecer itinerários determinados pela prefeitura.

O decreto é publicado doze dias depois de um casal de turistas sofrer violência após embarcar em uma van em Copacabana. Os dois foram vítimas de três criminosos e um menor durante seis horas. A mulher, uma americana, foi estuprada e seu namorado, um francês, foi agredido. Jonathan Froudakis de Souza, de 19 anos, Wallace Aparecido Souza Silva, de 21, Carlos Armando Costa dos Santos, de 21 foram presos e reconhecidos como autores do crime. Um menor que também participou da ação criminosa foi apreendido.

Folha.com

Prefeitura do Rio proíbe circulação de vans em parte da zona sul

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu proibir, a partir da próxima segunda-feira (15), a circulação de vans e micro-ônibus em parte da zona sul da cidade.

A ideia, segundo publicação feita hoje (11) no "Diário Oficial" do Município, é reordenar o trânsito nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Vidigal, São Conrado e Rocinha.

Por conta da mudança, agentes de trânsito farão operações especiais na região para orientar o trânsito e impedir a circulação desses veículos.

Hoje, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que a zona sul não precisa de transporte alternativo. "O transporte alternativo tem que ser, literalmente, complementar ao grande transporte. Você tem que colocar a van onde não tem transporte nenhum. Nos sub-bairros da zona oeste e norte, onde há uma dificuldade de acesso à rede, a van tem um papel. Na zona sul, pelo amor de Deus, o que não falta é transporte".

O prefeito disse que a maioria das pessoas que operam as vans no Rio são "gente do bem", mas reconheceu que, em alguns momentos, "virou caso de polícia".

"Eu não tenho como dizer que a pessoas que operam van no Rio são marginais. Ao contrário, a maioria é de gente do bem. Só que em alguns momentos virou caso de polícia. Por isso criamos coordenadoria especial para tratar essa questão".

Ainda de acordo com o decreto, ficam excluídos da proibição os vans, Kombis e micro-ônibus cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes e integrantes do serviço TEC ( Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros) que operam nos bairros da Rocinha e do Vidigal. Esses veículos deverão cumprir os seguintes itinerários:

Parque da Cidade/Gávea (via Fashion Mall - circular) - estrada da Gávea (próximo à rua Tenente Francisco Mega), estrada da Gávea, autoestrada Lagoa - Barra (pista sentido Barra da Tijuca), retorno próximo à estrada do Joá, autoestrada Lagoa - Barra (pista sentido Lagoa), autoestrada Lagoa - Barra, rua Engenheiro Amandino de Carvalho, avenida Prefeito Mendes de Moraes, avenida Niemeyer, avenida Delfim Moreira, avenida Epitácio Pessoa, avenida Borges de Medeiros, rua Gilberto Cardoso, praça Nossa Senhora Auxiliadora, rua Mário Ribeiro, avenida Bartolomeu Mitre, rua Marquês de São Vicente, estrada da Gávea, estrada da Gávea (próximo à rua Tenente Francisco Mega).

Parque da Cidade/Fashion Mall (via Gávea - circular) - estrada da Gávea (próximo à rua Tenente Francisco Mega), estrada da Gávea, rua Cedro, rua Mary Pessoa, rua Marquês de São Vicente, rua Arthur Araripe, rua Padre Leonel Franca, retorno sob a pista da autoestrada Lagoa - Barra, avenida Padre Leonel Franca, rua Mário Ribeiro, avenida Borges de Medeiros, avenida Delfim Moreira, avenida Visconde de Albuquerque, avenida Niemeyer, largo da Macumba, estrada da Gávea, rua Cedro, rua Mary Pessoa, estrada da Gávea, estrada da Gávea (próximo à rua Tenente Francisco Mega).

Nenhum comentário:

Postar um comentário