Bloqueios para vans em bairros da Zona Sul começam na madrugada

13/04/2013 - O Globo

Prefeitura programa início da fiscalização a fim de impedir lotadas em 11 bairros

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
15/04/2013 - 06h00

Vans estão proibidas de circular em 11 bairros da Zona Sul a partir desta segunda-feira - Marcos Tristão / Agência O Globo
RIO - No primeiro dia de proibição da circulação de vans na Zona Sul do Rio, agentes da Coordenadoria de Transporte Complementar da Prefeitura começaram a montar os bloqueios em 24 pontos da região, pouco depois das 4h da manhã. Na autoestrada Lagoa-Barra, na descida do Elevado do Joá no sentido São Conrado, um bloqueio contava com homens da coordenadoria e uma viatura do Batalhão de Choque.

Por volta de 5h, duas vans foram paradas no local. Elas faziam o transporte de turistas que voltavam de um baile no Castelo das Pedras, em Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Segundo um dos agentes que estavam na operação, embora os veículos não façam transporte complementar de passageiros, e sim transporte de turistas, eles não apresentavam o contrato de locação entre a agência de turismo e a transportadora. Caso o documento não fosse apresentado. as vans seriam apreendidas. O guia de turismo da empresa Bea Local, Mauricio Taborda, reclamava da ação da prefeitura:

- Nós não fazemos lotada. Somos uma empresa de turismo. Acho falta de bom senso sermos parados pela fiscalização. O documento está sendo providenciado, mas é um transtorno para quem esta conhecendo a cidade.

Os acessos ao Aterro do Flamengo, ao Joá e ao Túnel Rebouças, entre outros 21 pontos espalhados pela Zona Sul, têm bloqueios e equipes de fiscalização da prefeitura desde a madrugada. O objetivo é fazer valer o decreto do prefeito Eduardo Paes que proíbe a circulação de vans em 11 bairros da região a partir desta segunda-feira. A medida, como já admitiu o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, deverá causar engarrafamentos. Para tentar reduzir o impacto no trânsito, motoristas deverão prestar atenção às orientações de painéis eletrônicos e agentes da CET-Rio. De acordo com a prefeitura, as equipes não têm hora para deixar as ruas.

A categoria promete reagir. De acordo com o site G1, cerca de 4,5 mil motoristas de vans pretendem paralisar as atividades hoje e acampar em frente ao Ministério Público, na Avenida Marechal Câmara, no Centro. Para evitar conflito com os fiscais, eles devem deixar as vans nas garagens.

As vans estão vetadas nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado. O prefeito Eduardo Paes negou que a implementação acelerada da regra tenha relação com o estupro de uma turista americana numa van irregular, no mês passado.

As exceções à nova norma são os veículos que já ligavam as favelas da Rocinha e do Vidigal a outras regiões da Zona Sul. Eles só poderão circular, porém, dentro de roteiros circulares predeterminados. Os motoristas que forem flagrados desrespeitando o decreto serão multados em R$ 1.250,98 e terão os veículos recolhidos a depósitos do Detro. Os passageiros que estiverem nos carros irregulares terão de descer e não serão reembolsados.

A nova regra não se aplica a vans credenciadas para fretamentos, como as que transportam passageiros de uma empresa ou turistas de agências de excursões, por exemplo. Os fiscais, contudo, orientam os motoristas a portar cópias dos contratos, que deverão ser apresentadas em caso de requisição. Além dos pontos fixos, a fiscalização ocorrerá em diversos trechos da Zona Sul por meio de agentes à paisana.

A prefeitura alega que a norma faz parte de um projeto do município para reorganizar o sistema de transportes. Posteriormente, haverá uma licitação de linhas de vans em regiões não atendidas por meios de massa (trens e metrô). As vans credenciadas também passarão a aceitar o bilhete único. A previsão é que a licitação na Zona Sul seja concluída em maio.

As operações começam na madrugada para tentar minimizar o impacto no trânsito disse o subsecretário de Fiscalização da Secretaria municipal de Transportes, Cláudio Ferraz.

De acordo com ele, os motoristas que antes atuavam pela Zona Sul podem cumprir outros roteiros enquanto as licitações não terminarem. O subsecretário considera as regiões do Itanhangá e da Leopoldina como os pontos mais críticos devido ao elevado número de veículos que fazem lotadas. Nessas áreas, a fiscalização será reforçada. Ferraz disse que ainda não há prazo para estender a proibição ao Centro.

A prefeitura não tem dados oficiais sobre o número de vans ou de passageiros que as utilizam na Zona Sul. O Sindivans-Rio, que representa a categoria, estima que cerca de 500 veículos prestem o serviço, transportando 100 mil usuários e gerando uma receita diária de cerca de R$ 500 mil. Para suprir o aumento da demanda, a Secretaria municipal de Transportes determinou às empresas de ônibus que reforcem em até 50% a frota de 13 linhas consideradas fundamentais.

As linhas regulares que já atendem a Zona Sul deverão manter toda a frota na rua. A exigência também é válida para os frescões. A concessionária que administra o metrô aumentou o número de bilheteiros e de agentes para tirar dúvidas de passageiros que não utilizam o sistema.

O diretor jurídico do Sindivans-Rio, Guilherme Biserra, disse que irá à Justiça para tentar suspender a proibição. Para o sindicato, Paes cometeu uma decisão equivocada:

A medida prejudicará os passageiros. E a decisão é incoerente porque a licitação ainda não acabou.

Além das alterações nas vans, os motoristas também devem ficar atentos ao primeiro dia útil das novas mudanças no trânsito provocadas pela obras do BRT Transcarioca (Barra da Tijuca-Aeroporto Tom Jobim) e do Porto Maravilha, que começaram anteontem.

No Centro, a Rua Visconde de Itaboraí, no trecho entre a Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, está interditada para as obras de um túnel do complexo viário que substituirá o Elevado da Perimetral. Apenas uma faixa ficará aberta para permitir o acesso ao 1º Distrito Naval. A Rua Primeiro de Março é a opção para quem deseja chegar à Visconde de Inhaúma.

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