segunda-feira, 18 de março de 2013

Transcarioca: Secretaria de Obras inaugura novo viaduto na Penha

07/03/2013 - Agência Rio

A Prefeitura do Rio infornou que vai inaugurar nesta quinta-feira (7) mais uma obra do pacote de melhorias viárias da Transcarioca. Desde abril do ano passado, a Secretaria Municipal de Obras vem trabalhando na ampliação do Viaduto João XXIII, que liga as avenidas Brás de Pina e Lobo Júnior, na Penha. A nova travessia foi batizada com o nome de Luís Carlos da Vila, sambista e compositor carioca, falecido em 2008, nascido na região.

A obra teve como objetivo melhorar o escoamento do tráfego na área antes da implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit). A Transcarioca será entregue à população em dezembro, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador.

Do mesmo modo que o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, o Viaduto da Penha ganhou uma estrutura vizinha, de igual porte. Antes da obra, o Viaduto João XXIII contava com uma faixa de subida e outra de descida, em oito metros de largura e ao logo de 440 metros de extensão. A construção da nova estrutura garantiu mais uma pista em cada sentido e não prevê faixa de rolamento para os ônibus articulados (ligeirões).

O projeto teve como objetivo atender à demanda intensa do tráfego de veículos na região. As obras da Transcarioca totalizam aporte de R$ 1,5 bilhão, compartilhados entre Governo Federal e Prefeitura.

Ao longo do traçado, de 39 quilômetros de extensão, diversas intervenções vêm mudando a cara da cidade. Já foram inaugurados o mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a duplicação do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira; e o mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca. Outras grandes obras estão em andamento, como o mergulhão na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra; uma ponte estaiada no mesmo bairro e outra na Ilha do Governador.

MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário