Tarifa do Bilhete Único do Rio terá aumento de 5,53%

14/12/2012 - O Globo

O bilhete único intermunicipal ficará mais caro em 2013. O governador Sérgio Cabral autorizou o reajuste do valor da integração intermodal, passando-o de R$ 4,95 para R$ 5,20. Segundo a Casa Civil, a medida será publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. O novo valor do Bilhete Único (BU) foi calculado em cima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE e utilizado desde 2010 pelo governo como base para os reajustes das tarifas de ônibus intermunicipais, cujas passagens têm peso maior no cálculo do BU. Assim, o percentual de aumento autorizado foi de 5,534%.

De acordo com a Casa Civil, as regras para utilização do BU permanecem iguais. O cartão continua valendo para duas viagens consecutivas, sendo uma delas num meio de transporte intermunicipal. O benefício vale para trens, barcas, metrô, ônibus e vans legalizadas com validador eletrônico. O período de utilização do Bilhete Único é de duas horas e meia contadas a partir do primeiro embarque.

O BU é válido para os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Comentários