Vans fora do Centro e da Zona Sul: categoria alerta para ônibus superlotados

06/12/2012 - O Globo

Plano da prefeitura prevê rotas mais curtas e 3.502 licenças, uma redução de 42%

Vasn transitam na noite desta quarta-feira na Avenida Francisco Bicalho, no Centro Marcelo Piu / O Globo

RIO A partir de abril do ano que vem, as vans não poderão mais circular no Centro e na Zona Sul, exceto nas comunidades da Rocinha e do Vidigal e em algumas vias da região. O anúncio foi feito na quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, durante a instalação da Coordenadoria do Sistema de Transporte Público Local (STPL), até então conhecido como transporte alternativo. Guilherme Biserra, representante do Movimento em Defesa do Transporte Alternativo, afirmou que concorda com a criação da Coordenadoria do Sistema de Transporte Público Local, mas, na sua avaliação, quem sai perdendo com a restrição de áreas para o transporte alternativo é o usuário. Segundo ele, o que os sindicatos de vans querem é sentar-se à mesa com o prefeito e técnicos da prefeitura, a fim de chegar a um consenso.

Nosso clima hoje é de negociação. Mas, atualmente, há várias linhas do Centro para Campo Grande, Santa Cruz e Jacarepaguá, entre outros bairros, que são fundamentais, pois, na hora do rush, os ônibus ficam lotados para esses áreas, e não há como esses usuários irem de ônibus disse Biserra. No mais, somos a favor da licitação e da organização do sistema.

Paes disse também que o tráfego de vans será proibido nas principais vias expressas, como Avenida Brasil, Autoestrada Lagoa-Barra e linhas Amarela e Vermelha. E acrescentou que, diferentemente do que acontece hoje, as vans ficarão restritas ao interior dos bairros, alimentando os demais meios de transporte público.

Das 6.055 vans que atualmente têm autorização da prefeitura para circular, serão licitadas 3.502, o que representa uma redução de 42%. As vans legalizadas terão a mesma tarifa dos ônibus (atualmente R$ 2,75) e vão aceitar o bilhete único. Serão obrigadas a operar por turnos, inclusive à noite e de madrugada, e somente nos percursos determinados pela prefeitura.

É assim que a prefeitura entende que deve funcionar esse modal. Doa a quem doer. O que estou apresentando é o resultado de quatro anos de discussão. Portanto, não há mais o que discutir, é para cumprir. Não serão movimentos ou manifestações que irão demover o prefeito disse Paes. Já ouvi várias opiniões durante quatro anos. Falei com todo mundo, até com delinquentes.

Atualmente, segundo o prefeito, cerca de dez mil pessoas trabalham em vans. No entanto, ele garantiu que não haverá desemprego. Isso porque cada permissionário poderá cadastrar até dois auxiliares. Para o preenchimento das vagas, terão prioridade os que já têm autorização e não forem selecionados na licitação. Todos os veículos serão monitorados por GPS.

Serão licitados sete lotes, conforme divisão da cidade feita pela prefeitura. A permissão agora passa a ser individual, e não mais por cooperativas, e valerá por dez anos, prorrogáveis por mais dez. Para participar da licitação, os interessados terão que ser, obrigatoriamente, autorizados pelo subsistema Transporte Especial Complementar (TEC), que até então permitia o funcionamento das cooperativas.

É a perna do transporte público em que menos a gente conseguiu agir admitiu Paes. As autorizações existentes foram concedidas na época do jogo fácil da política.

As mudanças, no entanto, não atingem os cabritinhos (Kombis que circulam em comunidades não atendidas por transporte público).

Para fazer a ligação com outros meios de transporte, as vans da Rocinha e do Vidigal poderão passar pela Estrada da Gávea, pela Avenida Niemeyer e pelas avenidas Delfim Moreira e Borges de Medeiros. Os veículos que descem do Vidigal poderão trafegar até o Jardim de Alah.

O responsável pela coordenação do sistema é o delegado Cláudio Ferraz, que já atuou na Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco/IE). Ferraz trabalhará com apoio de PMs contratados por meio do convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e com integrantes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual. Ele anunciou que a primeira medida, a partir de janeiro, será o combate às vans piratas. Segundo Paes, Cláudio Ferraz terá status de secretário e vai se reportar diretamente ao gabinete do prefeito.

Ele está recebendo uma missão, e não um cargo. Será exercida por um período, para acabarmos com a novela que é o transporte alternativo disse Paes. Trouxe um delegado com respeito e com conhecimento na área de milícia. Para o convite, consultei a Secretaria de Segurança.

Número de piratas chega a 4 mil

Ferraz disse que vai garantir que seja cumprido o que a prefeitura determinou. Pelas contas do governo, mais quatro mil vans circulam hoje pela cidade sem autorização.

Sabemos dos problemas enfrentados pelos trabalhadores, que sofrem extorsão. O trabalho da coordenadoria contará com uma força-tarefa, que terá equipes específicas e a presença da Coordenadoria-Geral Unificada e do Detran.

Após a publicação da lista, por ordem de classificação, no Diário Oficial, os licitantes serão convocados para escolha da linha e do turno em que pretendem operar dentro de cada lote. Entre os critérios para julgamento das propostas, estão o tempo de cadastro ativo no TEC, multas ativas nos últimos 12 meses (pontuação na Carteira Nacional de Habilitação), experiência anterior na condução de veículos de transporte coletivo remunerado, tempo de habilitação, cursos e escolaridade. O cronograma da licitação, divulgado ontem, termina em 28 de março do ano que vem, último dia para assinatura dos contratos com os permissionários.


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