terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Prefeito inaugura em Paciência mais um trecho do BRT

22/12/2012 - O Globo

O trecho inaugurado tem 4,5 quilômetros. Serão abertas quatro novas estações.

O prefeito Eduardo Paes inaugura um trecho do BRT Transoeste, entre Santa Cruz e Paciência Felipe Hanower / O Globo

RIO - O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã deste sábado, o trecho Paciência/ Santa Cruz, do BRT Transoeste. A nova linha do sistema ligará Paciência até o Recreio dos Bandeirantes. O trecho inaugurado tem 4,5 quilômetros. Serão abertas quatro estações do BRT: Cesarão I, Cesarão II, e Santa Eugênia, que vão funcionar das 05h à 01h.

Cada vez que a gente amplia a área de abrangência do BRT, é a vida das pessoas que está mudando. A população da Zona Oeste sofre há muito tempo com a dificuldade de transporte. O BRT é uma evolução na vida das pessoas disse Paes.

O cronograma de obras do trecho Santa Cruz - Campo Grande foi dividido em duas etapas e executado em um semestre. A primeira fase, inaugurada neste sábado, concentrou o trajeto de Santa Cruz até Paciência. Já a segunda etapa, prevista para o primeiro trimestre de 2013, abrange 11 quilômetros e mais 15 estações, chegando a Campo Grande.

Morador de Paciência, o garçom Antônio Carlos da Silva, de 41 anos, diz que o BRT facilitou o transporte público dos moradores da região, mas ele diz que o sistema ainda tem problemas como a superlotação.

Pego o BRT na Alvorada para voltar, mas sempre tenho que esperar por um ônibus mais vazio. Fico até 40 minutos no ponto entre a meia-noite e 03h lamentou.

Sobre a superlotação, o prefeito Eduardo Paes informou que o problema está sendo monitorado. Ele não descarta a aquisição de novos BRTs.

O primeiro BRT da cidade, a Transoeste que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, atende a cerca de 220 mil pessoas por dia. O corredor terá 56 quilômetros de extensão e 64 estações. Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa ter 44,5 quilômetros já em funcionamento. O investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário