sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Niterói e São Gonçalo terão ônibus do sistema BRT

24/08/2012 - O Fluminense

O governador Sérgio Cabral anunciou na quarta-feira que o Governo do Estado deve lançar até dezembro a licitação para instalação de corredores exclusivos de ônibus BRT em rodovias da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. A declaração foi feita durante a inauguração do Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador. 

BRT é a sigla em inglês para Bus Rapid Transit, um sistema de ônibus de alta capacidade que prevê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade, com a utilização de corredores exclusivos.

Segundo Cabral, já está sendo feito um estudo preliminar em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a fim de elaborar o projeto que servirá de base para a licitação. Uma das opções iniciais seria integrar o corredor BRT com a futura linha 3 do metrô. 

Por esse plano, o corredor começaria na Praça Araribóia, no Centro de Niterói, e terminaria em Alcântara. Já numa segunda fase, a faixa se estenderia até Inoã. Dessa forma, o BRT correria em paralelo ao metrô e seria mais uma opção de transporte para moradores de São Gonçalo e Itaboraí. 

Órgão de trânsito de Niterói ainda não tem detalhes sobre projeto- Por sua vez, a Prefeitura de Niterói afirmou que seu órgão municipal de transportes, a NitTrans, ainda não foi informado pelo Governo do Estado sobre projetos de instalação de corredores BRT no município. 

No entanto, a Prefeitura adiantou que vai propor ao Ministério das Cidades projetos viários para construção de um corredor entre o Largo da Batalha e Zona Norte da Cidade, com terminal de passageiros no Barreto. Entre os planos estão a aquisição de áreas de especial interesse urbano e construção de um túnel entre Santa Rosa e Ponto Cem Réis, além de terminais de passageiros em Piratininga, Largo da Batalha e Barreto.
 
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário