Transoeste com mais uma estação

21/06/2012 - O Globo

Novos acessos do público ao corredor expresso serão inaugurados até agosto

Uma nova estação do BRT Transoeste, a Notre Dame, no Recreio, começou a funcionar ontem. Com ela, o sistema já está funcionando com 22 estações, além do Terminal Alvorada. Anteontem foram inaugurados os acessos Gláucio Gil e Benvindo de Novaes, também no Recreio. Há novas inaugurações previstas para os próximos dias no corredor exclusivo que, vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca. Ao todo, serão 47 estações. Em julho pelo menos cinco serão abertas e, em agosto, a previsão é que todas já estejam operando.
Estações agora ficam abertas das 6h às 19h
A expectativa é que, a partir do momento em que esteja completamente instalado, o BRT Transoeste permita que o deslocamento de passagei¬ros entre os dois bairros seja feito pela metade do tempo. Por enquanto, a via está operando em fase de testes. O tempo de funcionamento foi ampliado, e agora as estações estão abertas ao público, de segunda a domingo, das 6h às 19h. Durante esse período, estão sendo avaliadas questões operacionais para saber se a dinâmica de funcionamento das estações está correta e também se há ainda ajustes a serem feitos no treinamento de motoristas e operadores do sistema.
Rio terá outros três corredores até 2016
O Transoeste, que deverá transportar 220 mil passageiros por dia, é o primeiro dos quatro corredores de BRT que serão instalados no Rio até os Jogos Olímpicos de 2016, totalizando 155 quilômetros de vias exclusivas para ônibus.
Os outros corredores projetados são o Transcarioca, o Transolímpico e o Transbrasil. O Transcarioca fará a ligação entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, com 39 quilômetros, 44 estações e quatro terminais. O Transolímpico fará o trajeto do Recreio a Deodoro, com 23km, 15 estações e três terminais. Já o Transbrasil terá um percurso de 31 km ao longo da Avenida Brasil, entre Deodoro e o Centro da cidade.

Comentários