quinta-feira, 14 de junho de 2012

Corredor BRT Transoeste terá horário de funcionamento ampliado

12/06/2012 - O Globo

Cinco novas estações serão inauguradas na quarta-feira

RIO - A partir desta quarta-feira, o horário de funcionamento do corredor BRT Transoeste será ampliado em duas horas. O corredor expresso passa a funcionar as 9h às 16h. A mudança foi autorizada pela Secretaria Municipal de Transportes, após uma semana de operação entre 10h e 15h na fase de testes. Além disso, a partir da quinta-feira serão inauguradas mais cinco estações: Bosque da Barra, Américas Park, Santa Mônica, Golf Olímpico e Interlagos.

"A operação do BRT TransOeste seguirá na fase de testes, conforme o planejamento da prefeitura. Foi uma decisão acertada, pois aproveitamos esse período para aprimorar vários aspectos antes de o sistema começar a receber um público maior", disse, em nota, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Inaugurado na quarta-feira, Túnel da Grota Funda já tem buraco na pista

Inaugurado há menos de uma semana, o Túnel da Grota Funda batizado com o nome do ex-vice-presidente José Alencar já exibe um problema com o qual o carioca está acostumado a conviver em muitas ruas da cidade. Desde a noite deste domingo, motoristas que passam pela via são obrigados a desviar de um grande buraco, com cerca de meio metro de diâmetro e 15 centímetros de profundidade, na pista da esquerda, destinada aos veículos de passeio, no sentido Recreio dos Bandeirantes.

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, a Secretaria municipal de Obras confirmou o problema, e alegou que houve um desprendimento da capa asfáltica neste local, após o vazamento de óleo hidráulico de um equipamento. Segundo o órgão, uma equipe vai providenciar o reparo ainda esta semana. A secretaria defendeu o tipo de asfalto utilizado, o SMA (Stone Mastic Asphalt), uma mistura morna que garante melhor acabamento.

Na semana passada, no primeiro dia de funcionamento, o BRT Transoeste — um dos quatro corredores expressos previstos até 2016 — não ganhou nota 10 dos usuários, mas um ou outro elogio. E algumas críticas. No feriado de Corpus Christi, famílias se dirigiram até a estação do BRT apenas para um passeio, aproveitando o feriadão, mas tiveram a primeira decepção. Não havia bilhetes suficientes na Estação Alvorada. Apenas 50 haviam sido separados para venda na bilheteria.

Nove estações do primeiro corredor expresso inaugurado na cidade já estão funcionando, da Alvorada a Pingo DÁgua, que fica em Guaratiba, antes de Santa Cruz. As outras 47 estações ainda serão inauguradas. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, mais 22 já devem estar operando até o dia 23 deste mês. Em julho, serão abertas mais cinco estações, totalizando 36 para a conclusão do trajeto da Barra até Santa Cruz. E, em agosto, todas as estações estarão operando, com a inauguração do trecho Santa Cruz-Campo Grande, que terá 20 paradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário