quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cidade do Rio vai ganhar túnel e sistema de ônibus na quarta

06/06/2012 - O Dia Online

O corredor de ônibus Transoeste (Barra-Santa Cruz) não é a única via que começa a funcionar hoje (6). O túnel da Grota Funda também estará aberto

O corredor de ônibus Transoeste (Barra-Santa Cruz) não é a única via que começa a funcionar quarta-feira. O túnel da Grota Funda, que corta a Zona Oeste, também estará aberto para os motoristas, a partir das 10h. O tempo de travessia da Barra a Sepetiba ou Pedra de Guaratiba vai cair de meia hora para 4 minutos pela nova via.
 
O túnel, de 1,1 km, é o mais moderno do País, com sistema que impede alagamento e sensores que identificam se um carroperdeu o controle ou se pegou fogo. Haverá também botões de emergência para o motorista pedir socorro. Centro de monitoramento vigiará o túnel — batizado de Vice-Presidente José de Alencar — 24 horas por dia. O ex-presidente Lula, de quem ele foi vice, vai inaugurar o túnel.
 
INFOGRÁFICO: Confira o trajeto completo da Transoeste
 
O Transoeste começará com 11 ônibus articulados e refrigerados, das 10h às 15h, só no trecho Pingo D’Água-Alvorada e com nove estações: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada. Até 14 de julho, todas as paradas entre Santa Cruz e Barra estarão abertas.
 
Com o Bilhete Único, o passageiro poderá usar até três conduções por R$ 2,75. Os ônibus alimentadores — que farão a ligação do interior dos bairros às estações — entram em circulação dia 17. Serão três: 896A (Pedra de Guaratiba-Pingo D’Água); 897A (Alvorada-Ayrton Senna) e 899A (Alvorada-Joatinga).
 
O centro de controle que monitorará em tempo real ônibus e estações BRT terá o suporte de 120 PMs. Haverá um policial em cada parada.
 
A entrada das estações contará com bicicletários, mas não será possível levar a ‘magrela’ nos ônibus no final de semana. Para multar quem invadir a faixa exclusiva, foram instalados 38 pardais.
 
TÚNEL DA GROTA FUNDA
Com 1,1 km, liga Recreio a Guaratiba. É o primeiro do País com sistema de detecção e alarme de incêndio. Nos acessos, há telas de proteção para evitar que entradas sejam bloqueadas por desabamentos.
 
ESTAÇÕES
Substituem os pontos de ônibus e têm monitoramento por câmeras. O acesso aos veículos articulados será por uma porta de vidro, que só se abre no momento de embarque e desembarque. Há painéis que mostram os horários dos BRTs.
 
BIG BROTHER
No painel do motorista, tela exibe imagens das câmeras dos ônibus. Lente também filma a traseira, para ajudar na marcha ré. Em caso de emergência, condutor aperta botão, funcionário no centro de controle é avisado e se comunica com ele por microfone.
 
Voz sexy do aeroporto ‘invade’ ônibus
 
‘Estação Pingo D’Água. Próxima parada: Pontal’. O anúncio nos alto-falantes das paradas e no interior dos ônibus é na voz sexy da locutora do Aeroporto Internacional Tom Jobim, Íris Lettieri. “É só fechar os olhos e parece que a gente está no Galeão”, brincou o prefeito Eduardo Paes.
 
O prefeito explicou por que o sistema não começa a funcionar com todas as estações abertas: “A cada semana, vamos incorporando novas. É um novo modelo de transporte na cidade, por isso precisamos de testes e de um período de adaptação da população".

Nenhum comentário:

Postar um comentário