quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Avenida Rio Branco ganha BRS nesta quinta-feira

28/12/2011 - Agência Rio

O segundo corredor exclusivo de ônibus no Centro da cidade, BRS (Bus Rapid Service), começa a funcionar na manhã desta quinta-feira (29) na Avenida Rio Branco, no trecho entre a Candelária e a Cinelândia. O novo sistema já foi implantado pela Prefeitura do Rio em Copacabana, Ipanema e Leblon, e desde o dia 17 na Avenida Presidente Antônio Carlos e na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio.

De acordo com a Prefeitura, o corredor exclusivo de ônibus vai organizar a circulação e pontos de parada, com a nova identificação BRS (1,3,4 e 5), de 91 linhas municipais que passam pela Rio Branco, ao mesmo tempo remanejar para outros locais 65 linhas intermunicipais que circulavam por esse mesmo corredor.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, no próximo ano o sistema deve chegar na Zona Norte. "O BRS da Avenida Rio Branco e da Rua Araújo Porto Alegre é mais uma etapa do processo de racionalização das linhas municipais de ônibus. Em janeiro, o sistema chegará à Avenida Presidente Vargas e depois a Prefeitura vai levar os corredores preferenciais para ônibus a bairros da Zona Norte", avisa.

O secretário acrescenta que a implantação dos corredores BRS, além de priorizar o transporte público de passageiros, contribui para o trânsito em geral porque organiza a circulação dos veículos. "Conseguimos bons resultados nos corredores de bairros da Zona Sul e temos certeza de que eles serão positivos na região central da cidade.", disse.

Para não comprometer a fluidez do BRS Rio Branco, a Prefeitura alterou o sentido de direção da Rua Senador Dantas, que agora passa a ser no sentido Rua do Passeio / Av. Almirante Barroso. Essa medida de engenharia de tráfego elimina o gargalho de trânsito provocado pelos ônibus que precisavam cruzar a Rio Branco da direita para a esquerda para acesar as ruas Almirante Barroso, Aráujo Porto Alegre e Santa Luzia.

As linhas intermunicipais que não passam mais na Rio Branco foram distribuídas para seis pontos: Av. Graça Aranha (13 linhas); Rua Araújo Porto Alegre (9 linhas); Rua do México, próximo à Rua Pedro Lessa (12 linhas ); Rua do México próximos à Rua Araújo Porto Alegre e Av. Nilo Peçanha (9 linhas); Av. Marechal Aguinaldo Caiado de Castro (15 linhas ) e Rua Evaristo da Veiga (6 linhas).

A exemplo dos demais BRS implantados, o horário de funcionamento do corredor da Rio Branco será das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados, não funcionando nos domingos e feriados. No período estabelecido para o BRS, veículos particulares ou outros que não estejam autorizados, serão, numa primeira etapa, advertidos por agentes da Guarda Municipal e operadores da CET-Rio, e multados, após o período de tolerância.

PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário