sábado, 8 de outubro de 2011

Rio começa a operar corredor para ônibus em ruas do Leblon e Ipanema

08/10/2011 - Agência Rio

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio inaugurou neste sábado (8), as faixas preferenciais para ônibus - BRS na Rua Prudente de Morais (Ipanema) e na Avenida General San Martin (Leblon) - Zona Sul da cidade - ampliando o sistema já em funcionamento, desde agosto, nas duas vias mais importantes desses dois bairros - a Avenida. Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá, a primeira também no Leblon e a segunda em Ipanema.

No novo corredor vão circular 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais.

Foram instalados tótens de sinalização de paradas em 10 pontos onde não podem ser implantados abrigos por falta de espaço nas calçadas. Os outros quatro pontos já são cobertos. As novas paradas terão um piso especial, em alto relevo, para facilitar a sua identificação por parte dos deficientes visuais.

Dentro dos mesmos critérios de segregação de faixas implantadas nos BRS de Copacabana, e na primeira fase do BRS de Ipanema e Leblon, a circulação da faixa a direita ficará reservada aos ônibus, das 6h às 21h e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios.

Passageiros de táxi poderão embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor. A exemplo do que ocorreu nos BRS anteriores, haverá uma etapa de orientação e adaptação. Desta forma, não serão aplicadas multas aos que desobedecerem as novas regras num primeiro momento. Agentes e operadores de trânsito estarão nas ruas para coibir irregularidades e orientar os motoristas e usuários de ônibus.

Nos três corredores BRS já circulam ônibus com tecnologia de piso baixo, suspensão pneumática, câmbio automático e motor traseiro - mais confortáveis e silenciosos que os ônibus comuns. Esse número tende a aumentar na proporção de 20% ao ano nas vias onde forem implantados outros corredores exclusivos para ônibus.

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