sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Scania desenvolve novo conceito de ônibus urbano para cidade do Rio

24/09/2011 - Scania

Montadora sueca fecha a venda de 200 novos veículos focados no maior conforto ao passageiro e na melhoria da mobilidade urbana da malha carioca

A Scania, empresa sueca pioneira na fabricação de veículos pesados, acaba de fechar um acordo para fornecer 200 novos ônibus para o Rio de Janeiro. Os veículos vão integrar o sistema BRS (Bus Rapid Service), em implantação na zona sul da cidade, além de circular em outras regiões. As primeiras unidades do novo conceito de ônibus da Scania já estão em operação na cidade.

Os ônibus, que serão operados pelo Grupo Breda Rio, foram projetados com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no município. “Esses veículos trazem um conceito inédito no Rio de Janeiro para o transporte urbano de passageiros, focado na maximização do conforto e da acessibilidade”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de vendas de ônibus da Scania Brasil.


As unidades que serão incorporadas ao BRS são do modelo K 230 4x2, com 12,5 metros de comprimento e piso baixo, utilizado para facilitar a entrada e saída dos usuários. O veículo possui 35 assentos, além de espaço dedicado para transporte de cadeirantes, e pode comportar até 47 passageiros em pé.

O conforto do novo modelo também se deve à ampliação do espaço interno, viabilizado pela instalação do motor traseiro e de uma carroceria mais larga, além da suspensão pneumática, que torna a viagem mais confortável e silenciosa em relação aos outros ônibus urbanos. O veículo também possui iluminação de LED.

Sistema 

O BRS consiste em uma solução inteligente para o transporte urbano de grandes e médias cidades ao utilizar faixas exclusivas para circulação de veículos e conectar passageiros com outros modais de forma ágil e facilitada. O sistema inclui melhor organização das paradas de ônibus, adequação do tamanho dos veículos em operação, entre outros itens.Hoje, o Rio já conta com três linhas de transporte rápido em circulação na zona sul da cidade, que garantem a economia de até 40% no tempo dos trajetos. Após a implantação, a velocidade média nos deslocamentos da região subiu de 13 km/h para 24 km/h. Segundo a prefeitura, o Rio receberá mais de 20 corredores de BRS nos próximos anos.

Scania também promove melhoria da mobilidade urbana em SP

A Scania sempre foi destaque no desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a mobilidade urbana e oferecer maior qualidade de vida aos usuários do transporte público.

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 35 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2010, as receitas totais da Scania alcançaram 78 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,1 bilhões de coroas suecas.

Acesse www.scania.com.br

Scania – Assessoria de Comunicação
Renata Nascimento
renata.nascimento@scania.com
(11) 4344-9666
S/A Comunicação

Bêni Biston
beni@sacomunicacao.com
(11) 3054-3346

Nenhum comentário:

Postar um comentário