terça-feira, 11 de outubro de 2011

Com BRS, tempo de viagem entre as ruas Prudente de Moraes e General San Martin caiu de 25 para 15 minutos

10/10/2011 - O Globo, Rogério Daflon (daflon@oglobo.com.br)

RIO - No primeiro dia útil do BRS Ipanema-Leblon , motoristas de ônibus comprovaram a diminuição do tempo de viagem no trajeto entre as ruas Prudente de Moraes, em Ipanema, e General San Martin, no Leblon. Segundo eles, com a via preferencial para coletivos, a demora foi de 15 minutos, em vez dos 25 gastos quando não havia a faixa seletiva.

Mas também houve alguns transtornos. A moradora Ângela Diniz, por exemplo, esperava um ônibus da linha 535 na Prudente de Moraes, um pouco depois da Rua Farme de Amoedo. Só que não existe mais parada no local:

- Vou ter que andar um pouco mais, mas isso vai ser bom para mim. Estou vendendo meu apartamento e o ponto de ônibus, bem em frente, desvalorizava o prédio.

O trecho da entre a Prudente de Moraes e a General San Martin agora tem 16 pontos de ônibus. A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) contratou 13 pessoas para distribuir folhetos com a localização das novas paradas.

Operadores da CET-Rio ganharam o reforço de 16 policiais militares, escalados para coibir infrações. Na segunda-feira, taxistas paravam na faixa exclusiva para os coletivos. Uma policial militar chegou a anotar a placa de um infrator. Outro PM contrariou as regras. Com pena de um idoso, que teria que atravessar a rua para pegar um táxi, ele parou um veículo na faixa exclusiva para o senhor embarcar:

- Acho a regra de o táxi não poder embarcar ou desembarcar na faixa exclusiva muito radical, principalmente para idosos. Isso deveria mudar - justificou o policial.

Na Prudente de Moraes, um motorista da linha 435 saiu da faixa exclusiva para ultrapassar outro coletivo, deixando indignado um operador da CET-Rio.

- Nessas duas ruas, o comércio não é tão intenso quanto as de Copacabana. E a maioria dos prédios tem garagem. Aqui, parece que a coisa vai funcionar - disse o operador, sem se identificar.

Um comentário:

  1. Quando lançar o BRS do Centro como será que deve ficar os onibus intermunicipais?

    ResponderExcluir