25/05/2011 - O Globo, Duilo Victor
RIO - O subsecretário municipal de Transportes, Carlos Maiolino, anunciou na tarde desta quarta-feira, num seminário no Centro da cidade, que a Zona Sul vai ganhar até o fim do ano mais quatro faixas do sistema BRS (Bus Rapid System), a exemplo do que já existe em Copacabana . Os futuros trajetos serão nas avenidas Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes, em Ipanema; e nas avenidas Ataulfo de Paiva e San Martin, no Leblon. Já na Zona Norte, o plano é implantar duas faixas no Méier, nas avenidas Vinte Quatro de Maio e Marechal Rondon.
De acordo com o subsecretário, os estudos para a implantação das faixas em Ipanema já estão avançados. Para o fim da atual administração municipal, a prefeitura planeja implantar o sistema também nas ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, em Botafogo. No Centro, o sistema deve ser implantado nas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Primeiro de Março. A Tijuca também será contemplada, nas ruas Conde de Bonfim e Hadock Lobo.
Segundo Maiolino, o cronograma de implantação do BRS dependerá de ações de outras secretarias, a exemplo da de Obras, que está realizando o programa Asfalto Liso na cidade. Só em Copacabana, o BRS trouxe o benefício de reduzir a frota de ônibus em 24%, aumentando o rendimento dos veículos que permaneceram circulando nas vias onde o sistema foi implantado.
O corredor exclusivo de ônibus começou em fevereiro, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Na Rua Barata Ribeiro o BRS começou a funcionar em abril.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2011/05/25/ipanema-leblon-ganharao-sistema-brs-ate-fim-do-ano-924537465.asp#ixzz1NP0TFZxo
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Comentários