sábado, 9 de abril de 2011

Rio implanta sistema BRS em ruas de Copacabana

09/04/2011 - Agencia Rio

Entrou em operação na manhã deste sábado (9), o Bus Rapid System (BRS) Barata Ribeiro, em Copacabana, Zona Sul do Rio. O sistema, que visa a dar maior celeridade ao trânsito numa das ruas mais movimentadas de Copacabana, é o segundo a ser implantado na cidade e vai afetar também o movimento de coletivos e carros particulares na Rua Raul Pompéia. 

A partir de agora, as 67 linhas que passam pelas duas vias serão divididas em três grupos: BRS 1, BRS 2 e BRS 3 e só poderão embarcar desembarcar passageiros nos pontos correspondentes. O BRS prioriza o transporte público e para que isso ocorra duas das quatro faixas das duas vias serão dedicadas ao transporte público.

Um efetivo de 25 agentes de trânsito, entre guardas municipais e operadores da CET-Rio, já estão atuando no corredor viário para orientar o trânsito. Desde a semana passada, os usuários estão recebendo panfletos informativos sobre as mudanças do transporte público em Copacabana.

As linhas de ônibus que passam pelo bairro foram divididas em três grupos com 20 pontos de parada distribuídos pelas duas vias, priorizando o acesso ao metrô e a pontos de interesse. A redução da frota circulante no bairro aumentará a velocidade operacional dos ônibus, que passará dos atuais 13km/h nos horários de pico para 24km/h, ou seja, quase o dobro. A expectativa é que o passageiro possa cruzar o bairro em um tempo até 50% menor.

Em fevereiro, a Prefeitura do Rio implantou o BRS Copacabana na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, a primeira via da cidade a receber o novo sistema. O corredor exclusivo de ônibus tem duas de quatro faixas dedicadas ao transporte público.

Os BRS são a base do projeto de racionalização das linhas de ônibus no município, que vai readequar a oferta e a demanda de transporte público em todas as regiões da cidade. Isto é, a oferta de ônibus será ampliada onde ela é escassa e será reduzida onde ela encontra-se excessiva.

MS

Um comentário:

  1. Olá, aqui em fortaleza estão implantando esse mesmo sistema BRS. Gostaria de saber quanto os acidentes de moto e atropelamento, aumentaram ou diminuiram nas vias com sistema BRS ???

    ResponderExcluir