segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prefeitura licita lote 4 da Transoeste

28/03/2011 - Jornal do Brasil

Ampliação no traçado é estimada em R$ 72,4 milhões e vai possibilitar integração com trens em Santa Cruz e Campo Grande

A Secretaria Municipal de Obras (SMO) publica hoje (29) no Diário Oficial a licitação para a construção do Lote 4 da Transoeste – trecho da Estrada da Pedra até Santa Cruz pela Avenida Felipe Cardoso e até Campo Grande pela Avenida Cesário de Melo. A estimativa de custo prevista para este lote, pela modalidade menor preço, é de R$ 72,4 milhões. A licitação está prevista para ocorrer em 10 de maio.

A Prefeitura prevê que o investimento total na implantação da Transoeste chegue a cerca de R$ 800 milhões. O traçado do corredor de BRT (Bus Rapit Transit) foi ampliado em 24 quilômetros, passando a 56 quilômetros no total. Além do Lote 4, o corredor expresso que antes ligaria a Barra da Tijuca a Santa Cruz, iniciando no terminal Alvorada, na Barra, agora começa no Jardim Oceânico - Lote 0, que será licitado ainda no primeiro semestre de 2011 –, próximo à Linha 4 do metrô que está sendo construída pelo Governo do Estado no mesmo bairro. A estimativa é que, com essas alterações, o número de passageiros beneficiados por dia passe de 100 mil a 220 mil pessoas.

As obras da Transoeste foram iniciadas em 08 de julho de 2010, com o valor já licitado e contratado de R$ 692,1 milhões nas obras dos três lotes previstos inicialmente, que incluem a abertura do túnel da Grota Funda. O corredor não terá pedágio e a Serra da Grota Funda continuará em funcionamento. Com a ampliação, a nova via passa a ter 53 estações de BRTs – a previsão anterior era de 23 estações para o corredor expresso de ônibus articulados. O sistema de BRT da Transoeste é totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras. O corredor central conta ainda com linhas alimentadoras dos bairros periféricos. Todas as obras serão finalizadas em junho de 2012.

A Transoeste vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre os três bairros (Barra da Tijuca/Campo Grande/Santa Cruz) e é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transolímpica e Transcarioca.

Obras da Transoeste já está em andamento

Viaduto entre a Avenida das Américas e Salvador Allende - A Secretaria Municipal de Obras (SMO) entrega em abril as obras de implantação de um viaduto na Avenida das Américas, no cruzamento com a Avenida Salvador Allende. A intervenção, de aproximadamente 400 metros por sentido, é uma das etapas mais importantes da construção do Transoeste e será a primeira a ter as melhorias percebidas pela população. A ntiga expectativa dos moradores da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, o viaduto vai eliminar o cruzamento, com sinal de trânsito, das avenidas das Américas e Salvador Allende, possibilitando a passagem direta dos veículos e eliminando as retenções diárias ocasionadas pela parada nos sinais hoje existentes. A elevação da via também vai ajudar a amenizar os engarrafamentos que comumente acontecem nos horários de pico nas praias da região. Além de possibilitar fluidez para os usuários, haverá melhoria nas condições de transporte, conforto e segurança.

Abertura do Túnel da Grota Funda - Foi iniciada em 15 de setembro a mais importante etapa da obra da Transoeste: a abertura do túnel da Grota Funda. Composto por duas galerias de 1.100 metros cada, o túnel inicia na Estrada do Pontal e segue até a Rua Estrela da Tarde. A abertura do maciço foi iniciada pelo emboque do túnel situado no Recreio dos Bandeirantes. São realizados dois a três avanços por dia, cada um consumindo 3.500 quilos de explosivo. A estimativa é que sejam consumidas cerca de 440 toneladas no total da obra – já que são quatro frentes de serviço, em 10 meses de trabalho. Concluídas todas as explosões, a SMO inicia a preparação da rocha para instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de execução de drenagem para prevenção de possíveis infiltrações nas abóbodas. A abertura do túnel da Grota Funda faz parte do segundo lote da obra, orçado em R$ 550 milhões. Durante todo processo de abertura do túnel a Serra da Grota Funda segue aberta ao tráfego.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/20...da-transoeste/

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