Corredor BRS da Barata Ribeiro tem primeiro dia útil

11/04/2011 - O Globo

O novo corredor Bus Rapid System (BRS) das ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tem nesta segunda-feira (11) seu primeiro dia útil de funcionamento. Opiniões estão divididas. Enquanto uns apóiam o novo sistema, outros são contra.

Os que não concordam dizem que os pontos de ônibus estão mais distantes. Já os que são a favor, dizem que agora as duas vias do bairro estão com uma fluidez melhor. No sábado, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, que acompanhou a implantação do segundo BRS da cidade.

"A exemplo do que ocorreu na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, a principal contribuição do BRS é a redução do tempo de viagem para os usuários de ônibus, que representam 85% das pessoas que circulam diariamente pelo bairro. Os corredores mostraram ser um sucesso e vamos seguir implantando esse modelo na cidade", afirmou o secretário, na ocasião.

Com o BRS Barata Ribeiro, as 67 linhas que passam pela Barata Ribeiro e Raul Pompéia passam a ser divididas em três grupos (BRS 1, BRS 2 e BRS 3) e só poderão embarcar desembarcar passageiros nos pontos correspondentes. O BRS prioriza o transporte público e para que isso ocorra duas das quatro faixas das duas vias serão dedicadas ao transporte público.
Normas de circulação para os veículos

Ônibus: Esses veículos circularão no interior da faixa preferencial, delimitada pela faixa azul, efetuando embarque e desembarque de passageiros nos pontos relacionados a cada tipo de linha (BRS 1, BRS 2 e BRS 3).

Táxis: Só poderão circular no interior da faixa azul se estiverem ocupados ou para efetuar manobra de giro à direita ou acessar garagens ou baias. O embarque e desembarque de passageiros só será permitido do lado esquerdo da via, nas ruas transversais ou nas garagens ou baias situadas do lado direito.

Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades especiais: Poderão circular no corredor para efetuar embarque e desembarque de passageiros.

Veículos escolares licenciados: Poderão efetuar embarque e desembarque de alunos no lado direito da via.

Demais veículos: Terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas para dobrar em ruas ou acessar garagens à direita da via o acesso será permitido.

Operações de carga e descarga: Terão que ser feitas em locais destinados para este fim nas ruas transversais.

Fiscalização

Não haverá barreira física que os impeça de rodar nas faixas da direita, mas o motorista que o fizer por mais de uma quadra será multado pela fiscalização eletrônica. O início da fiscalização eletrônica só começa no próximo dia 18, sendo precedido por um período educativo. Um efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio estará espalhado pela via para coibir as irregularidades e orientar os cidadãos.

Estacionamento

O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.

Como identificar os pontos

Todos os 20 pontos de ônibus do BRS Barata Ribeiro / Raul Pompéia serão nomeados individualmente e sinalizados com identidade visual própria, que, além de informar todas as linhas que param ali, informa as que param em pontos próximos. Também terão um grande mapa da avenida com a localização de todos os pontos para ninguém ficar perdido.

Como identificar os ônibus

Na frente de cada ônibus haverá um adesivo com a sigla BRS e um número, que pode ser 1, 2 ou 3, correspondente aos pontos da avenida em que ele para.

BRS 1: linhas radiais do consórcio Intersul (cor amarela) que ligam a Zona Sul ao Centro. Terão seis pontos de parada.

BRS 2: linhas que ligam os bairros dentro da área do consórcio Intersul. Terão seis pontos de parada.

BRS 3: linhas que chegam a Copacabana operadas por outros consórcios: Internorte (cor verde), Santa Cruz (cor vermelha) e Transcarioca (cor azul).

(MG)

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