quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TransOeste: SMO inicia construção de viaduto

02/09/2010 - Agência Rio 

Trânsito nas duas pistas centrais da Avenida das Américas fica interditado ao tráfego de veículos no sentido Zona Sul

A Secretaria Municipal de Obras (SMO) iniciou as obras de implantação de um viaduto na Avenida das Américas, no cruzamento com a Avenida Salvador Allende. A intervenção, de aproximadamente 250 metros por sentido, é uma das etapas mais importantes da construção do Transoeste, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz.

A obra será a primeira a ter as melhorias percebidas pela população, já que a meta da SMO é finalizar o viaduto até o início do verão. Antiga expectativa dos moradores da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, o viaduto vai eliminar o cruzamento, com sinal de trânsito, das avenidas das Américas e Salvador Allende, possibilitando a passagem direta dos veículos e eliminando as retenções diárias ocasionadas pela parada nos sinais hoje existentes. A elevação da via também vai ajudar a amenizar os engarrafamentos que comumente acontecem nos horários de pico nas praias da região. Além de possibilitar fluidez para os usuários, haverá melhoria nas condições de transporte, conforto e segurança.

O primeiro passo para a implantação do viaduto foi executar os desvios provisórios para fechar as pistas centrais da Avenida das Américas, onde serão cravadas as estacas para a construção do viaduto. A medida viabilizou o início dos serviços de infraestrutura. 

Para execução do viaduto, a CET-Rio interdita ao tráfego, a partir de hoje, 26, as duas pistas centrais da Avenida das Américas, sentido Zona Sul, em um trecho de 250 metros, por sentido, na altura do cruzamento da Avenida Salvador Allende.

Durante a construção, o desvio do tráfego será feito pelas duas pistas laterais com três faixas cada uma. A ligação entre as avenidas Balthazar da Silveira e Salvador Allende será mantida. Operadores de tráfego estarão no local orientando os motoristas e o fluxo nos desvios.

Os trabalhos são executados durante os sete dias da semana, inclusive em horário noturno quando necessário. O prazo previsto de conclusão do viaduto é dezembro de 2010.

A SMO iniciou no dia 8 de julho a implantação do corredor Transoeste, cujo custo total das obras é R$ 692,1 milhões, incluindo outros serviços importantes como a abertura do túnel da Grota Funda. O corredor, de 32 km de extensão, deverá ficar pronto em dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário