quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lotação na Década de 1950


Acervo Renato Libeck

Em 14/10/2010, às 09:11:51, Renato Libeck disse: 
Consta ser oficialmente a primeira mulher da cidade do Rio de Janeiro a ser admitida como motorista de ônibus. O retrovisor do ônibus e o tamanho do volante nos dá uma indicação do ônibus ser um Mercedes Benz, anos 50, chamado popularmente de " Bicudinho ". Aquela plaqueta de alumínio rebitada acima do parabrisas, lembrando vagamente a letra M é própria de uma carroceria marca Metropolitana, que usou e abusou do emprego do alumínio em suas carrocerias. Por sinal as melhores.

Extraído do fotolog "-o OutRo MunDo - OutStAnDinGs" de Conde di Lido em 14/10/2010

2 comentários:

  1. Luiz Bertotti luizbertotti@estadao.com.br2 de janeiro de 2011 07:27

    A motorista parece muito com a atriz Rosamaria Murtinho, que em 1960 estreou no cinema num filme chamado A Estrada do Amor. Pelo enquadramento, qualidade e outros detalhes, acho que as fotos foram tiradas de fotogramas desse filme. Alguém aí conhece a Rosamaria Murtinho ou o Antônio Pitanga para conferir meu palpite?

    ResponderExcluir
  2. Pelo enquadramento das fotos, pelo rosto da motorista e outros detalhes, creio que essas fotos foram extraídas de fotogramas do filme A Estrada do Amor, de 1960, gravado no Rio de Janeiro. A motorista seria a atriz Rosamaria Murtinho, que fazia seu trabalho de estréia no cinema. Alguém conhece pessoalmente a Rosamaria Murtinho ou o Antônio Pitanga para conferir o meu palpite?
    Luiz Bertotti luizbertotti@estadao.com.br

    ResponderExcluir