terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bilhete Único Carioca ainda com pouca procura


 18/10/2010 - O Globo - Selma Schmidt

EXPECTATIVA DE UM MILHÃO DE CADASTROS

RIO - O Bilhete Único Carioca entrará em vigor no dia 6 de novembro, mas ainda são poucos os usuários que se cadastraram pelo site ou num dos oito postos montados pelo Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas da capital). Do dia 10 até as 14h de segunda-feira, apenas 4.154 pessoas se habilitaram a usar o cartão, que permitirá viajar por duas horas, pagando R$ 2,40. Apesar da pequena procura até agora, a expectativa do vice-presidente do Rio Ônibus, Otacílio Monteiro, é que o número de cadastrados passe de um milhão.

- Quando se aproximar a data da entrada em vigor do cartão, a procura vai aumentar muito - diz Monteiro.

Os cerca de 1,47 milhão de passageiros que já têm o bilhete único intermunicipal ou o vale-transporte não deverão se cadastrar novamente. O CPF do usuário é habilitado apenas para um cartão, que pode ser usado no sistema municipal e no intermunicipal.

A Secretaria municipal de Transportes confirmou que os quatro consórcios vencedores da licitação começam a operar o sistema de ônibus no próximo dia 30. A expectativa de Monteiro é que 200 coletivos com a nova identidade visual - todos novos - estejam circulando nessa data.

Segundo resolução da Secretaria de Transportes, em até um ano, todos os coletivos municipais (8,5 mil) deverão obedecer à nova padronização externa. Os veículos serão brancos, com alguns detalhes em outra cor, para identificar a região onde eles circularão. Assim, verde identificará as linhas da concessionária Santa Cruz (Zona Oeste); laranja, as da Internorte (Zona Norte); amarelo, as da Transcarioca (Jacarepaguá, Barra e Recreio); e azul, as da Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca).

Os padrões externos temporários para as vans licitadas também foram decididos por resolução. O branco é a cor básica. Na porta para acesso dos passageiros, em azul, haverá a logomarca do sistema e o número de identificação do veículo. Na parte traseira, deverá constar o telefone da Secretaria de Transportes.

Ainda não há uma data para as vans padronizadas começarem a circular, o que depende do fim do processo de licitação na Zona Oeste. Até agora, foram licitados nove lotes, com trajetos em Guaratiba, Mato Alto, Campo Grande, Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. Outros dois lotes, de Bangu, ainda serão licitados. O processo se estenderá para a Zona Norte, começando pela Ilha do Governador.

O cadastramento para o Bilhete Único Carioca pode ser feito no sitewww.riobilheteunico.com.br ou em oito postos: no Terminal Rodoviário Alvorada, na Avenida das Américas (Barra); no Shopping Bangu, na Rua Fonseca 240, segundo piso; na Secretaria de Transportes, Rua Dona Mariana 48, Botafogo; na Rua da Ajuda 5, no Centro; na Central do Brasil; na RA de Irajá, na Avenida Monsenhor Félix 512; no terminal rodoviário de Madureira, na Praça Armando Cruz; e na RA de Santa Cruz, na Rua Fernanda 155.

Nenhum comentário:

Postar um comentário