domingo, 19 de setembro de 2010

Rio de Janeiro avança nas obras do BRT para a Copa


Teixeira (esq.), Nuzman e Paes dão início à obra da TransOeste (crédito: CBF/Divulgação)

Vanessa Cristani - Rio de Janeiro - Portal 2014
postado em 15/09/2010 13:48 h
atualizado em 15/09/2010 14:28 h
 
Na manhã desta quarta-feira (15) o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Nuzman, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa (COL/2014), Ricardo Teixeira, deram início à explosão para abertura do Túnel da Grota Funda, a mais importante etapa da implantação do TransOeste, o corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz.

Orçado em R$ 692,1 milhões, o TransOeste deve ficar pronto em junho de 2012. Além dele, outros três corredores compõem o projeto de preparação viária para a Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos: o TransCarioca, que ligará a Barra da Tijuca à Penha, o TransOlímpica, que vai do Recreio dos Bandeirantes à Deodoro, e o TransBrasil, que passa por quase cerca de 30 bairros, entre Caju e Santa Cruz.
"O TransOeste é o primeiro BRT da cidade. Nosso foco será esse: menos preocupação com estádio e mais preocupação com o que o Rio pode ganhar", disse o prefeito Eduardo Paes.

O presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, destacou a importância do início das obras para a Copa de 2014. "Como disse o Jérome Valcke (secretário-geral da Fifa), o Rio está dando um exemplo para o Brasil. Isso é importante para mostrar que se iniciou o processo para a Copa do Mundo."

Segundo Teixeira todas as cidades-sede que se enquadrarem no padrão Fifa para receber a abertura do Mundial podem e devem se candidatar ao evento. "Recebi um documento dos representantes da Bahia, que já enviei à Fifa, de que eles elevarão o estádio para o número mínimo de 65 mil pessoas. Assim sendo, seria factível a cidade receber a abertura."

Perguntado qual era a situação de São Paulo nos preparativos para o Mundial, já que apesar da apresentação do estádio do Corinthians a cidade não definiu uma arena oficial, Teixeira foi taxativo: "Estou no Rio e só falo sobre isso aqui."

http://www.copa2014.org.br/noticias/5279/RIO+DE+JANEIRO+AVANCA+NAS+OBRAS+DO+BRT+PARA+A+COPA.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário