sábado, 18 de setembro de 2010

Linhas municipais terão ônibus padronizados

Brancos


Publicada em 17/09/2010 às 23h54m
Isabel de Araujo
Novo modelo de ônibus que passará a circular no Rio. Foto: Beth Santos RIO - O festival de cores, algumas em combinações duvidosas, e a poluição visual provocada pela falta de padronização dos ônibus da cidade deverão chegar ao fim no prazo de um ano. A prefeitura assinou, nesta sexta-feira, o contrato com os quatro consórcios vencedores da licitação para operar, pelos próximos 20 anos, as linhas municipais, e uma das regras é a nova identidade visual dos 8,5 mil veículos: eles serão todos brancos, com apenas alguns detalhes em outra cor, para identificar a região onde o coletivo circulará. Assim, verde identificará as linhas da concessionária Santa Cruz (Zona Oeste); laranja, as da Internorte (Zona Norte); amarelo, as da Transcarioca (Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e azul, as da Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca). - Os ganhos estéticos para a cidade serão imensos. Todos os veículos terão a mesma cor, como acontece nos lugares mais civilizados do mundo. Já nos próximos meses, a população vai conhecer alguns veículos padronizados - disse o prefeito Eduardo Paes.
Lellis Marcos Teixeira, presidente do Rio Ônibus (sindicato das empresas do setor), explicou que já foi preparada toda uma campanha para divulgar a nova identidade visual dos ônibus.
O contrato de licitação também prevê penas mais rígidas para os operadores que não seguirem as regras. Entre as punições, estão a anulação da concessão no caso de mau serviço prestado e multas se o consórcio levar mais de 30 minutos para rebocar um ônibus enguiçado.

http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2010/09/17/linhas-municipais-terao-onibus-padronizados-917669086.asp 

3 comentários:

  1. Ficou altamente ridiula essa padronização... Muito feia... até Belo Horizonte é muito mais lindo!!!
    fora que temos empresas como a Braso Lisboa e Alpha que tem uma pintura linda e ficarão horriveis


    Sinceramente esse Dudu Boy não tem oq fazer.. porque ele não se preocupa com outras coisas.. tipo segurança!!!

    Acabou com a identidade do Rio!

    ResponderExcluir
  2. Esse gênio que bolou ônibus todos da mesma côr, provavelmente nunca andou de ônibus. Imagina uma Presidente Vargas as 18h, voce ver zilhões de ônibus brancos vindo em sua direção. Não causará nenhuma confusão, ninguem pegará ônibus errado e nem verá que seu ônibus acabou de passar e você não deu sinal, pois só viu perto demais. Nem sempre imitar lugares mais "civilizados" como o prefeito disse. As cores diferentes ajudam e muito a identificar a condução que voce quer pegar. Parabéns pelo "avanço", mas dessa vez preferiria ser incivilizado e identificar meu ônibus de longe.

    ResponderExcluir
  3. Manifesto do Busão!


    http://blendup.com.br/artes-design/cade-onibus/

    ResponderExcluir