quinta-feira, 8 de julho de 2010

Prefeitura iniciou hoje as obras da Transoeste



Corredor expresso que ligará a Barra a Santa Cruz reduzirá pela metade o tempo de viagem entre os dois bairros

08/07/2010 - Prefeitura

J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio iniciou na manhã de hoje, 8 de julho, as obras da Transoeste, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz. Com investimento de R$ 692,1 milhões, as obras também incluem a abertura do túnel da Grota Funda. A Transoeste reduzirá pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros, melhorando o tráfego na Zona Oeste, e integra, ao lado da Transolímpica e da Transcarioca, o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia do início das obras ao lado dos secretários municipais da Casa Civil, Luiz Antônio Guaraná; de Obras, Alexandre Pinto; de Transportes, Alexandre Sansão, subprefeitos, representantes de associações comerciais e de moradores da região, e explicou a importância da execução desse projeto a cidade do Rio de Janeiro.

J.P. Engelbrecht- Essa obra une as duas áreas que mais crescem e mais se desenvolvem na cidade. Será uma das principais obras do nosso governo e nossa meta é que esteja concluída em dois anos. É uma obra essencial para a população que usa o transporte público na cidade. Estamos trabalhando muito para dar um transporte de qualidade para o carioca, que a partir de agosto também será beneficiado com a implantação do bilhete único municipal com a tarifa de R$ 2,40 - destacou Paes. O prefeito ressaltou ainda que o corredor expresso não terá pedágio.

J.P. EngelbrechtMesmo com a implantação da Transoeste, a Serra da Grota Funda continuará em funcionamento. A Transoeste terá 32 km de extensão, 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit) – corredor de ônibus articulados e semelhante ao implantado em Curitiba (PR) – com linhas expressas e paradoras.

A obra será dividida em três lotes que serão executados simultaneamente: Trecho 1 – Avenida das Américas entre o Terminal Alvorada e Avenida Benvindo de Novaes, Trecho 2 – Avenida das Américas entre a Avenida Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba e Trecho 3 – Avenida das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz.

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: J.P. Engelbrecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário