sexta-feira, 14 de maio de 2010

Edital de licitação deve exigir GPS em frota de ônibus no Rio



14/05/2010
Uma novidade vai ser apresentada junto com o edital de licitação para as linhas urbanas do Rio de Janeiro, que deve ser anunciado no próximo dia 24. Todos os ônibus que circulam na cidade precisarão ter sistemas GPS instalados. Eles serão interligados, de modo que a prefeitura tenha total controle da frota e receba informações em tempo real sobre os passageiros. A informação é do jornal “O Globo”.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que este já é um requisito básico para as empresas que estão interessadas na disputa. O edital deverá ser lançado logo no primeiro dia do seminário “Sistemas inteligentes de transportes - Papel estratégico na mobilidade urbana”, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Convenções da Bolsa de Valores.
Sansão explicou que a ideia é saber quais linhas estão mais sobrecarregadas de passageiros, quais ônibus não estão respeitando as rotas e onde há veículos quebrados, por exemplo. O objetivo é fazer com que haja uma ação imediata, assim que for diagnosticado o problema em tempo real.
O secretário de Transportes disse que atualmente estes dados são restritos às empresas de ônibus, já que muitas usam o sistema internamente. Sansão observou que o custo de colocação dos aparelhos GPS é relativamente baixo e que vai trazer um benefício “muito grande, e para todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário