Na primeira metade da década de 1960, atendendo às determinações do governo do estado da Guanabara que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em sociedades, foram criadas 60 empresas que iniciaram suas operações com lotações.
Entre 1964 e 1965, com a obrigatoriedade da troca da frota de lotações por ônibus, foram extintas 11 destas 60 empresas:
Arpoador
Forte de Copacabana
Gávea
Grajaú
Imperador
Leme Leblon
Peixoto
Sáenz Peña
San Thiago
São Camilo
Urca
Entre 1967 e 1968, com a obrigatoriedade de frota mínima de 60 carros por empresa, foram extintas 32 empresas de ônibus das 60 fundadas por motoristas individuais:
Bandeira
Belacap
Boa Esperança
Cabuçu
Caiçaras
Castelmeier
Encantado
Estrela de Ouro
Galo de Ouro
Granfina
Francisco Sá
Ilha
IV Centenário
Kennedy
Leme
Leopoldina
Livre
Manguinhos
Maria da Graça
Marta
Nilo Peçanha
Portela
Rialta
Rio Comprido
Rocha Miranda
Santa Clara
São Sebastião (Zona Norte)
Tiradentes
Todos os Santos
Transmontana
Vera
Vista Alegre
Após a determinação de frota mínima de 60 carros em 1968, apenas 17 empresas de ônibus das 60 que iniciaram suas operações com lotações na década de 1960 conseguiram continuar em operação.
Acari
Alpha
Amigos Leopoldinenses
Bangu
Caju
Campo Grande
Coração de Maria
Forte
Jabour
Madureira Candelária
Méier
Nossa Senhora de Lourdes
Palácio
Rubanil
Tijuca
Uruguai
Verdun
Em 1981, em mais uma filtragem, com a exigência de 120 carros por empresa, foram extintas as empresas Forte e Palácio.
Das 60 empresas de lotações fundadas na década de 1960, cinco estão em operação:
Alpha
Campo Grande
Nossa Senhora de Lourdes
Tijuca
Verdun
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