583 - Cosme Velho - Leblon, via Jockey
584 - Cosme Velho - Leblon, via Copacabana
Em meados da década de 1950, em função do expressivo crescimento da Zona Sul e da inoperância do sistema de carris, a solução adotada pelo poder público para atender a crescente demanda de transporte coletivo foi a criação de novas linhas de lotação.
Entre 1955 e 1956, a empresa Copacabana Auto Lotações foi autorizada a implantar duas linhas de lotação circulares abraçantes: Cosme Velho - Leblon via Jockey e Cosme Velho - Leblon via Copacabana, ligando os bairros de Cosme Velho e Laranjeiras aos demais bairros da Zona Sul.
Em 1958, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas receberam as vistas CS-3 (Cosme Velho - Leblon) via Jockey e CS-4 (Cosme Velho - Leblon) via Copacabana. Com o CS representando linha de lotação circular sul.
Linha CS-4 (Cosme Velho - Leblon) na Praia de Botafogo em 1959
Em 1963, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas de lotação foram renumeradas recebendo as vistas 583 (Cosme Velho - Leblon) via Jockey e 584 (Cosme Velho - Leblon) via Copacabana.
Em primeiro de março de 1964, com a proibição de lotações na Zona Sul, as linhas foram assumidas pela empresa de ônibus Três Amigos cuja garagem era na Zona Norte.
Em fevereiro de 1965 foram transferidas à Transportes Mosa em caráter emergencial, até a organização de concorrência pública, vencida pela Viação Taquara que assumiu as linhas no mesmo ano.
Em 1968 com o fim da Viação Taquara, as linhas foram transferidas à Transportes Amigos Unidos.
Ponto final das linhas 583 e 584 no Cosme Velho em novembro de 1971
Foto Arquivo Nacional
Em 1973, cada linha tinha frota determinada de 20 carros.
Em outubro de 1974, a Amigos Unidos permutou as linhas 583 e 584 pelas linhas 521, 522 e 558 da Transportes São Silvestre que assumiu as linhas, com os seguintes itinerários:
583 (Cosme Velho – Leblon) via Humaitá: rua Cosme Velho, rua das Laranjeiras, rua Pinheiro Machado, rua Fernando Ferrari, Praia de Botafogo, rua Marquês de Olinda, rua Bambina, rua São Clemente, rua Humaitá, rua Jardim Botânico, praça Santos Dumont, Avenida Rodrigo Otávio, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, rua Dias Ferreira, Avenida Ataulfo de Paiva, rua Visconde de Pirajá, rua Gomes Carneiro, rua Francisco Sá, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré, Avenida Wenceslau Braz, Avenida Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo, rua Senador Vergueiro, rua do Cattete, Largo do Machado, rua das Laranjeiras e rua Cosme Velho.
584 (Cosme Velho – Leblon) via Copacabana: rua Cosme Velho, rua das Laranjeiras, rua Ipiranga, rua Conde de Baependi, rua Marques de Abrantes, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, rua Clotilde Guimarães, rua da Passagem, rua General Góis Monteiro, Avenida Lauro Sodré, Túnel Novo, rua Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Avenida Rainha Elisabeth da Bélgica, rua Prudente de Morais, Avenida General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre, praça Santos Dumont, rua Jardim Botânico, rua do Humaitá, rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, rua Farani, rua Pinheiro Machado, rua das Laranjeiras e rua Cosme Velho.
Terminal Cosme Velho em julho de 1982
Em setembro de 1984, cada linha com 21 carros transportava diariamente 18 mil passageiros.
Com o fim das operações da São Silvestre em dezembro de 2017, foram assumidas em caráter emergencial pela Transurb.
Em 2018 a linha 583 era operada em pool pelas empresas Alpha e Braso Lisboa e a 584 pela Real Auto Ônibus e Alpha.
Em 25 de maio de 2025, segundo o GPS, ambas as linhas eram operadas pela Braso Lisboa.
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