Linha 1


1 - Praça Mauá - Palácio Monroe

A primeira linha de ônibus de motor a explosão da América do Sul, inaugurada em 1908 pela Empreza Auto Avenida.

O Rio de Janeiro acompanhava os melhoramentos das grandes capitais europeias, pois Paris recebeu sua primeira linha de ônibus motorizada em 1906 e Londres em 1902.

Itinerário: Praça Mauá, Avenida Rio Branco, rua do Passeio, Avenida Luís de Vasconcelos, Avenida Beira Mar e Avenida Rio Branco até o ponto final na Praça Mauá.

Era muito usada pelos usuários dos bondes da Zona Sul  com destino à Praça Mauá, que faziam transbordo na praça Floriano ou na estação dos bondes da Galeria Cruzeiro, situada sob o Hotel Avenida na Avenida Central.


Estação dos bondes da Zona Sul por volta de 1909
Auto-omnibus Lorraine-Dietrich da Empreza Auto Avenida
Foto Augusto Malta / Acervo Light


A linha foi desativada em dezembro de 1915, em função da falência da Empreza Auto Avenida, sendo restabelecida em dezembro de 1917 pela Empreza Companhia Auto-Omnibus.


Correio da Manhã, 28/11/1917


Em dezembro de 1918, foi assumida pela Light com ônibus elétricos a bateria importados dos Estados Unidos. Em dezembro de 1927 foram substituídos por ônibus de motor a combustão da Viação Excelsior, do mesmo grupo empresarial.

Em 1922, a Light apresentou à prefeitura o projeto de substituição dos ônibus a bateria por trólebus. O pedido foi indeferido para evitar a poda das árvores da Avenida Rio Branco. 

Em 1928 a Viação Excelsior, pioneira em melhoramentos, lançou a baldeação gratuita entre oito linhas de ônibus:

Praça Mauá -Monroe
Praça Mauá - Largo dos Leões
Praça Mauá - Igrejinha
Club Naval - Pavilhão Mourisco
Club Naval - Laranjeiras
Club Naval - Avenida Rainha Elisabeth
Conselho Municipal - Avenida 28 de Setembro
Praça da Bandeira - Laranjeiras


A Noite, 06/02/1928


Em 1938, seguindo novo plano de transportes a linha foi numerada recebendo a vista 1 (Mauá - Monroe).

Em maio de 1942, passou a ser operada por um pool de 16 empresas, cada uma com um carro, a saber: Viação Brasil, Empresa Brasileira de Ônibus, Viação Carioca, Viação Continental, Viação Cruz de Malta, Viação Cruzeiro do Sul, Viação Elite, Viação Estrela do Norte, Viação Excelsior, Viação Glória, Independência Auto Ônibus, Limousine Federal, Empresa Ônibus de Luxo, Viação Popular, Viação São Jorge e Viação Victoria.

Em 1946, com o fim da Viação Excelsior, foi repassada à Turi com a vista 10 (Praça Mauá - Aeroporto) e nova frota.


A Noite, 16/10/1946


Em 1949, a Empresa Municipal de Ônibus inaugurou a linha 1 (Hospital dos Servidores - Aeroporto) reforçando o atendimento na Avenida. Em junho do ano seguinte foi transferida à Turi

Em 1952, a linha 1 (Hospital dos Servidores - Aeroporto) foi extinta e a linha 10 (Praça Mauá - Aeroporto) foi renumerada para 1. No ano seguinte foi transferida à Transportes Mosa, que já operava lotações na mesma linha.


Linha Circular 1 (Mauá - Aeroporto) na Avenida Nilo Peçanha


Em poucos meses a linha foi prolongada até o Hospital dos Servidores. Em 1954 tinha o seguinte itinerário: Aeroporto dos Hidros, Avenida General Justo, Avenida Marechal Câmara, Avenida Franklin Roosevelt, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Rio Branco, Praça Mauá, rua Sacadura Cabral, Avenida Barão de Tefé (Hospital Servidores do Estado). Volta: rua Sacadura Cabral, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Avenida Marechal Floriano, rua Uruguaiana, Largo da Carioca, rua Bitencourt da Silva, Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Aeroporto Santos Dumont e Avenida General Justo.

A linha foi extinta em 1964, substituída pela linha 10 (Mauá - Bairro de Fátima) da mesma empresa inaugurada em 1956.

Foi restabelecida década depois, em dezembro de 1989 e Verdun inaugurou a linha de micro-ônibus Circular 1 (Aeroporto - Praça Mauá), com tarifa seletiva, sendo extinta em 1993 por falta de passageiros.


O Globo, 09/01/1990


Passageiros

1941             134.521
1942          8.742.942
1943        14.921.574
1944        15.298.377
1945        12.472.086


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