Turi


Transportes Urbanos Rurais e Interestaduais Ltda.
1946 - 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1946 na cidade do Rio de Janeiro, subsidiária da empresa de ônibus Turi, que operava a linha interestadual Rio de Janeiro - Belo Horizonte.

Em 15 de outubro de 1946, inaugura sua primeira linha, a 10 (Aeroporto - Praça Mauá), com frota de 18 ônibus importados dos Estados Unidos, cada um com capacidade para 27 passageiros sentados e 23 em pé.


A Noite, 16/10/1946, p.7.


Em novembro de 1947, os funcionários do Hospital Servidores do Estado solicitam o prolongamento da linha 10 (Aeroporto - Praça Mauá) até o Hospital.

Em 1950, assume a operação das linhas 51 (Castelo - Lagoa) e 52 (Castelo - Jockey Club) substituindo a EMO. A linha 51 foi devolvida à EMO ainda em 1950 e a linha 52 foi extinta em 1952.

Em primeiro de junho de 1950,  inaugura a linha 1 (Aeroporto Santos Dumont – Barão de Tefé), com ponto final no Hospital dos Servidores do Estado.

Linhas em outubro de 1952

1          Hospital dos Servidores - Aeroporto
10        Mauá - Aeroporto
51        Castelo - Lagoa (Fonte da Saudade)
52        Castelo - Jockey Club

Em 1951, assume a operação da linha 9 (Mourisco - Praça Harmonia) substituindo a EMO.

O Jornal, 15/11/1951, p.8


Em 1952, encerra suas operações na linha 10 (Mauá - Aeroporto).

Em março de 1953, a concessão da linha 1 (Mauá - Aeroporto) é transferida para a Mosa.

Em 30 de julho de 1953, o prefeito Dulcídio Cardoso aprova o prolongamento da linha 9 (Mourisco - Praça da Harmonia) até o Bairro Peixoto, em Copacabana.

Em 1957, junto com a EMO, assume a operação das linhas 73 - Maxwell - Lapa102 (Sáenz Peña - Largo do Machado) substituindo a Viação Relâmpago. A linha 73 foi operada por alguns meses, sendo extinta.

Entre 1957 e 1958, inicia suas operações na linha 115 (Estrada de Ferro - Laranjeiras), já em operação pela EMO.


Imprensa Popular, 14/02/1958, p.8

Linha 102 (Sáenz Peña - Largo do Machado) na Avenida Presidente Vargas em 1959

Linha 102 (Sáenz Peña-Largo do Machado) em fevereiro de 1959
Acervo Última Hora


Em 1962, operava duas linhas de ônibus junto com a EMO:

102 - Sáenz Peña - Largo do Machado
115 - Estrada de Ferro - Glicério


Avenida Nilo Peçanha em novembro de 1962. Foto Arquivo Nacional




Em 1964, em função de novo Plano de Transportes, as linhas 102 e 115 foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 405 (Sáenz Peña - Largo do Machado) e 184 (Estrada de Ferro - Laranjeiras), operadas em pool com a EMO.



Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi

Local não identificado em março de 1966
Foto Arquivo Nacional


A empresa foi extinta em 1968, em função da obrigatoriedade de frota mínima de 60 ônibus, quando explorava as linhas 184 e 405 que continuaram a serem operadas pela EMO.


Garagens

Rua Gonzaga Bastos, Vila Isabel
Avenida Guilherme Maxwell, Maré

Prefixo da frota: 36 500


REFERÊNCIAS:

Uma nova linha de ônibus para a população carioca. A Noite. Rio de Janeiro. 16 outubro 1946. p.7.

Justo apelos dos funcionários públicos. A Noite. Rio de Janeiro. 26 novembro 1947. p.8.

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