Avenida


Empreza Auto Avenida
1908 - 1915

Histórico

Em janeiro de 1908, antes da instalação da Exposição Nacional,  foi inaugurada  da primeira linha de ônibus motorizada do Rio de Janeiro, por iniciativa do Sr. Octavio da Rocha Miranda, ligando o Passeio Público à Praça Mauá pela Avenida Central. 

A empresa Auto Avenida realizava viagens extraordinárias para a Exposição Nacional na Praia Vermelha, aberta em 28 de janeiro de 1908

Em 4 de  julho de 1908, a empresa realizou uma viagem de experiência para convidados entre a Avenida Central e o Mourisco. A empresa tinha 6 auto-omnibus Lorraine-Dietrich  ano 1907. Os novos carros, com motor de 22 cavalos , tinham capacidade para 14 lugares com assentos de palinha e couro, e iluminação elétrica. Em função do sucesso em pouco tempo a empresa adquiriu mais 4 ônibus Berliet.

Ainda em 1908 a Empreza Auto Avenida inaugurou sua segunda linha de omnibus ligando a estação das Barcas na Praça 15 à gare Dom Pedro II da Estrada de Ferro Central do Brasil, passando terminais das linhas de bonde das zonas norte e sul, interligando todos os modais de transporte coletivo do centro da cidade.


Avenida Central por volta de 1909
Foto Augusto Malta / Acervo Light
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Um dos 6 auto-omnibus Lorraine-Dietrich ano 1907 da Auto Avenida
primeiros ônibus motorizado do Rio de Janeiro


Em fevereiro de 1909, nos dias de carnaval, os ônibus da Empreza Auto-Avenida deixaram de passar na Avenida Central, no entanto circulavam da Avenida Beira-Mar até as ruas Payssandu e Guanabara no bairro das Laranjeiras transportando os convidados para a inauguração do Theatro Municipal.


Avenida Central por volta de 1910

Carro Lorraine-Dietrich ano 1907

Avenida Rio Branco na altura do Convento da Ajuda demolido em 1910

Em de junho de 1911 foi publicado na Gazeta de Notícias, o novo estatuto da
Empreza Auto Avenida, aprovado na Assembleia Geral de 25 de maio de 1911
Avenida Central por volta de 1910


Em 26 de dezembro de 1911, a Empreza Auto-Avenida inauguriu a linha  Avenida Central – Praia Vermelha, com ponto final na esquina Rua do Hospício, atual rua Buenos Aires. Foi a primeira linha regular de auto-omnibus da Zona Sul.

Em 9 de maio de 1912, a empresa Auto Avenida anuncia, num jornal de grande circulação,  a venda de 3 omnibus Sauer 35 HP 4 cilindros, em perfeito estado de conservação. Na mesma época inicia a operação dos novos ônibus encomendados à casa Schneider & C. do Havre, na França.


Rua da Princeza em 1912, atual rua Paissandu, com os novos omnibus 
Schneider na linha de Larangeiras

Rua Paissandu em 1912

Ônibus Schneider na Avenida Rio Branco

Praça Mauá por volta de 1912
Foto Marc Ferrez
Coleção IMS

Praça Mauá esquina com rua Acre
Foto Marc Ferrez
Coleção IMS


Uma matéria do jornal francês Figaro, de 22 de março de 1912,  anunciava que uma companhia de ônibus do Rio de Janero havia encomendado à Société Blériot cinco novas instalações elétricas destinadas à iluminação de seus ônibus de luxo, totalizando assim 15 ônibus da empresa dotados de tal dispositivo.

Em maio de 1912, a Empresa coloca a venda 3 omnibus Sauer de 35 HP e 4 cylindros, em perfeito estado de conservação.

No dia 16 de abril de 1913, a Empreza Auto-Avenida inaugura a primeira linha de auto-omnibus para o promissor bairro de Copacabana, com ponto final na Igrejinha (atual Forte de Copacabana). A linha percorria o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, General Severiano, Barão do Rio Bonito, da Passagem, Túnel Novo, Salvador Corrêa, Buarque, Barata Ribeiro, Nossa Senhora de Copacabana e Igrejinha.  A linha circulava das 8 da manhã até às 8 da noite, com intervalos de 30 minutos. A passagem inteira custava 600 réis, com seções no Largo da Glória, na Estátua do almirante Tamandaré, e no Túnel Novo. Uma seção custava 200 réis, duas seções 300 réis, e 3 seções 400 réis. O tempo de viagem era de 40 minutos. No mesmo dia a linha de Laranjeiras, da mesma empresa, passa a operar com intervalos de 10 minutos.

Também em abril de 1913, inaugura a linha Barcas - Muda da Tijuca, via Largo da Segunda-feira.

No final de 1913 a cidade contava com 27 ônibus em operação, todos da Empreza Auto Avenida.



Linha Barcas - Tijuca  no Largo da Segunda-feira por volta de 1914
com ônibus Schneider o mesmo modelo usado em Paris
Foto Augusto Malta / Acervo Light

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Ônibus parisiense Schneider da Compagnie Generale des Omnibus  em 1914

Ônibus parisiense Schneider da Compagnie Generale des Omnibus  em 1914

A Noite, 22/05/1913

Jornal do Commercio, 06/09/1914

Carro nº 15 Schneider na Praia de Botafogo 

Praia de Botafogo por volta de 1914
Foto Gilberto Ferrez
Coleção IMS


Em primeiro de janeiro de 1916, a Empreza Auto Avenida, a pioneira no transporte de auto-omnibus da cidade, suspende a operação de suas linhas, em função da alta do preço da gasolina provocada pela guerra na Europa. O tráfego deveria ser restabelecido tão logo o preço da gasolina baixasse. A empresa contava então com 150 empregados, cerca de 35 ônibus em tráfego e mais alguns encostados por falta de peças de reposição em função da guerra. A empresa transportava cerca de 250 mil passageiros por mês. No dia 5 de agosto de 1916 é marcada reunião dos acionistas para a venda do acervo da empresa. No dia 15 de maio de 1917 o acervo da empresa constava com a seguinte frota de auto-omnibus:

- 25 auto-omnibus Schneider Creusot como motor de 4 cilindros de 35 e 43  H.P., com capacidade para 28 passageiros sentados e 12 em pé;

- 9 Daimler, com capacidade para 22 passageiros sentados e oito na plataforma, com motor de 4 cilindros de 24 H.P.

- 5 Dietrich (pioneiros); 

- 3 Berliet, com capacidade para 12 passageiros sentados e seis em pé;

Os antigos ônibus da empresa Auto-Avenida são comprados pela Empresa de Transporte, Comércio e Indústria. A mesma solicita licença à Prefeitura, em dezembro de 1917,  para a exploração de uma linha de auto-omnibus entre a Praça Mauá e a Lapa, via Avenida Beira-Mar.


Avenida Central e o primeiro ônibus urbano com motor de combustão da América do Sul
modelo parisiense Lorraine-Dietrich 1907
Cartão Postal


Retorno na Praça Mauá
Cartão postal

Avenida Central, por volta de 1910

Cartão postal circulado em 1912
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Carro Lorraine-Dietrich ano 1907

Cartão postal Tinta Sardinha circulado em 1915
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Garage: Avenida de Ligação, 73, atual Avenida Oswaldo Cruz



Mapas

Rede da Empreza Auto Avenida (1908-1915), para visualização direta no Google Maps, em modo satélite.

Rede da Empreza Auto Avenida (1908-1915), em formato kmz, 20KB, para download e visualização no Google Earth.


REFERÊNCIAS:

Empreza Auto Avenida. Acta da Assembléa Geral Extraordinaria realizada em 25 de maio de 1911. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 21 junho 1911. p.6.

Omnibus automovel. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 8 maio 1912. p.11.

Resumo da estatistica de vehiculos terrestres, licenciados no Distrito Federal, no anno de 1913. O Paiz. Rio de Janeiro. 06 julho 1914. p.7.

A Empreza Auto Avenida vai paralisar o tráfego por causa da alta da gasolina. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1915. p.3.

Não teremos mais os auto-avenidas. A Época. Rio de Janeiro. 29 dezembro 1915. p.5.

Página lançada em 3 de maio de 2018.

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