02/10/2024 - Diário Carioca
Prefeito do Rio quer integrar transporte da região metropolitana com o BRT
Divulgação
Rio de Janeiro – O prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), visitou o Terminal de Deodoro nesta terça-feira (1º/10) e reafirmou seu compromisso de expandir o projeto Conexão BRT para a Baixada Fluminense. A ideia é que os ônibus da região metropolitana se integrem ao sistema BRT nos terminais Margaridas e Missões, otimizando o trânsito.
Durante visita ao Terminal de Integração de Deodoro, Eduardo Paes anunciou a expansão do Conexão BRT para a Baixada Fluminense, permitindo que os ônibus da região metropolitana se conectem ao sistema BRT carioca. Com a conclusão de dois novos terminais, Margaridas e Missões, Paes planeja integrar o transporte da Baixada, melhorando o fluxo de trânsito na Avenida Brasil. A proposta inclui novas linhas de ônibus que conectam bairros do Rio ao sistema BRT, oferecendo mais opções de transporte aos passageiros.
Novas Linhas e Terminais
O projeto Conexão BRT consiste em linhas de ônibus operadas pela MOBI-Rio, que ligam os bairros do Rio aos grandes terminais do sistema. Recentemente, duas novas linhas foram inauguradas na Zona Oeste: a linha 28, que liga Sepetiba ao Terminal Pingo D’água, e a linha 68, que conecta Bangu ao Terminal Deodoro. Esses ônibus urbanos convencionais permitem o embarque direto nas ruas e não aceitam pagamento em dinheiro, apenas por meio dos cartões Riocard e Jaé.
Paes destacou que os terminais Margaridas e Missões, quase concluídos, permitirão que os ônibus vindos da Baixada Fluminense se integrem ao BRT, proporcionando mais rapidez no trânsito e facilidade de acesso ao centro da cidade. O Terminal Trevo das Margaridas atenderá passageiros vindos da Rodovia Presidente Dutra, enquanto o Terminal Missões será utilizado por quem vem da Rodovia Washington Luís.
Revolução na Mobilidade
A expansão do sistema BRT Carioca, que inclui os corredores Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e TransBrasil, já transporta cerca de 500 mil passageiros por dia. Desde 2018, foram investidos R$ 2 bilhões para modernizar o sistema, com a reforma de 120 estações e a construção de novos terminais e garagens. A frota também foi ampliada de 120 para 713 ônibus, todos com tecnologia Euro 6, que emite menos poluentes, garantindo mais conforto e segurança para os usuários.
Perguntas Frequentes sobre o Conexão BRT
O que é o Conexão BRT?
É um sistema de linhas de ônibus que conectam bairros da cidade do Rio de Janeiro aos terminais do BRT, facilitando o acesso ao transporte rápido.
Quais são os novos terminais que farão a integração?
Os novos terminais Margaridas e Missões permitirão a integração dos ônibus da Baixada Fluminense ao sistema BRT do Rio.
Como funciona o pagamento nas novas linhas?
Nas linhas do Conexão BRT, o pagamento é feito exclusivamente pelos cartões Riocard e Jaé, não sendo aceito dinheiro.
Qual o impacto da expansão do BRT?
Com mais terminais e linhas conectando a Baixada Fluminense, o sistema BRT vai melhorar o trânsito, especialmente na Avenida Brasil, e reduzir o tempo de deslocamento
Comentários