999 (Lapa - São Francisco)
A primeira linha intermunicipal da CTC, ligando a Lapa ao bairro de São Francisco em Niterói, foi inaugurada em dezembro de 1975, com moderna frota de azulões.
A linha tinha o seguinte itinerário: rua do Passeio, rua Santa Luzia, rua México, Avenida Almirante Barroso, Avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, Praça Pio X, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, Ponte Presidente Costa e Silva, Avenida Feliciano Sodré, Avenida Visconde de Rio Branco, rua Passos da Pátria, rua Presidente Domiciano, rua Presidente Pedreira, rua Doutor Paulo Alves, Praia das Flechas, Praia de Icaraí, Estrada Leopoldo Fróes, Praia do Saco e Avenida Presidente Roosevelt. Volta: pelo mesmo itinerário até a Praia das Flechas, rua Paulo Alves, rua São Sebastião, rua Visconde de Rio Branco, Avenida Amaral Peixoto, rua Marquês de Paraná, Avenida Jansen de Melo, Ponte Presidente Costa e Silva, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto dos Fuzileiros, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, rua Mestre Valentim, rua Teixeira de Freitas e Largo da Lapa.
Diário de Notícias, 28/12/1975
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Em 1975 a CTC iniciou a renovação da frota adquirindo os primeiros ônibus modelo Metropolitana Ipanema sobre chassi Mercedes-Benz OH-1313, logo apelidados pela população de Azulões, totalizando 45 carros. Entram em serviço inicialmente em 7 linhas, sendo 4 linhas circulares centro e 3 linhas radiais sul.
Em 19 de dezembro de 1975 foi inaugurada a primeira linha intermunicipal da CTC, a 999 (Lapa - São Francisco), com 10 azulões.
Em junho, a empresa anunciou o interesse de adquirir ônibus com capacidade para 180 passageiros, semelhantes aos que já estavam em operação nas cidades de Curitiba e Porto Alegre, para suas linhas mais carregadas.
Linha 999 no viaduto dos Fuzileiros
Jornal do Brasil, 27/01/1977
Em 27 de janeiro de 1984, foram inaugurados os primeiros ônibus Ciferal Padron Briza Volvo B58e na linha 999.
Em 26 de fevereiro de 1985, o ponto final foi transferido da Lapa para o Terminal Menêzes Cortes no Castelo.
Em abril de 1989, a linha passou a circular 24 horas.
Em 30 de novembro de 1989, o governador Moreira Franco apresentou na garagem de Triagem dois novos ônibus articulados para a linha 999 (Castelo - Charitas). Entraram em operação em 4 de dezembro.
REFERÊNCIAS:
CTC aguarda sinal verde para Niterói. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 10 outubro 1975. p.7.
CTC leva ponto final do 999 para o Castelo. O Globo. Rio de Janeiro. 27 fevereiro 1985.
Agenda. O Fluminense. Niterói. 30 novembro 1989. p.8.
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