São José

Viação São José
1930 - 1946

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1930 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Costa Andrade & Companhia.

Em 30 de julho de 1930, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Arêas no estado de São Paulo, com o seguinte itinerário: Praça da Bandeira, Avenida Maracanã, rua Derby Club, rua São Francisco Xavier, 24 de Maio, rua Lins de Vasconcellos, Dias da Cruz, Amaro Cavalcanti, Manuel Victorino, Elias da Silva, Nerval de Gouvêa, Coronel Rangel e Largo do Campinho, seguindo pela Estrada Rio-São Paulo até a cidade de Arêas. Com passagem direta de 30$000 e ida e volta de 50$000 (cinquenta mil réis).

Em 30 de abril de 1932, a empresa foi vendida para o senhor Francisco Conte.

Em 27 de junho de 1933, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Estação do Realengo - Fazenda Bananal, com o seguinte itinerário: Estação Realengo, rua Bernardo Vasconcellos, Princesa Isabel, Oliveira Braga, Imperador, Nepomuceno, Largo do Boscus, rua Limites, rua do Governo e Fazenda Bananal. Com duas secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação Realengo - Largo do Boscus
2ª - Largo do Boscus - Fazenda Bananal

Linhas em setembro de 1936

Campo Grande - Ponte Coberta
Campo Grande - Carapiá



O Radical, 20/09/1936, p.5


Em julho de 1937, o senhor Francisco Conti incorpora a empresa Transporte Guaratiba  concessionária das linhas Campo Grande-Barra de Guaratiba e Campo Grande-Pedra de Guaratiba, desde 1933.

Em agosto de 1937, a Viação São José adquire mais 4 omnibus para operação nas linhas Campo Grande-Pedra de Guaratiba e Campo Grande - Barra de Guaratiba.

Em dezembro de 1937, explorava também as linhas Campo Grande- Lagoinha e Campo Grande-Passa Três na Estrada Rio-São Paulo.

Em maio de 1939, explorava também a linha Campo Grande-Santa Cruz.

Em 1942, suspende suas operações na linha S-54 (Campo Grande - Ponte Coberta).

Em 1944, suspende suas operações nas linhas

S-51 - Campo Grande - Pedra de Guaratiba
S-52 - Campo Grande - Carapiá

Em 1945, suspende suas operações na linha S-55 (Campo Grande - Ilha).

O Globo, 09/10/1945, p.4


Em 1946, a Viação São José encerra suas operações no sistema de ônibus municipal ao suprimir sua última linha, a S-56  (Campo Grande - Barra de Guaratiba).

A empresa no entanto continuou em atividade no segmento de linhas interestaduais sendo extinta em 1950.


Diário de Notícias, 09/10/1946


Garagens

1ª - Rua Coronel Agostinho, 8896, Campo Grande
2ª - Estrada Rio-São Paulo, 1173, Campo Grande

Frota

1939        8
1940        7

Passageiros

1938        274.915


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 agosto 1930. p.19.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 maio 1932. p.22.

Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 junho 1933. p.23.

Colisão de autos na Estrada de Guaratiba. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 07 dezembro 1937. p.7.

O Radical em visita à Viação São José. O Radical. Rio de Janeiro. 01 setembro 1937. p.6.

Abuso inqualificável. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1937. p.6.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Movimento de viagens e passageiros transportados pelas diversas linhas de ônibus da zona suburbana 1942-1946. Anuário Estatístico do Distrito Federal 1948.  Estatística Econômica, p.68.







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