Oriental


Viação Oriental Ltda.
1933 - 1955

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1933 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Caldeira e Silva, composta pelos sócios Antonio Caldeira e Antonio Francisco da Silva.

Distinta da Transportes Oriental que funcionou entre 1959 e 2010.

Em 23 de agosto de 1933, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Caju Retiro - Praça Marechal Floriano com o seguinte itinerário: Retiro Saudoso, Ponta do Caju, rua José Clemente, rua Bela de São João, Campo de São Cristóvao, rua Escobar, rua Figueira de Mello, Francisco Eugenio, Francisco Bicalho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até a Praça Marechal Floriano. A linha tinha 4 secções tarifárias:

1ª - Retiro Saudoso - Campo de São Cristóvão, 200 réis
2ª - Campo de São Cristóvão - Leopoldina, 200 réis
3ª - Leopoldina - Praça Marechal Floriano, 400 réis
4ª - Rua Camerino - Praça Marechal Floriano, 200 réis

Em 27 de dezembro de 1935, adquire a concessão da linha Palácio Monroe - São Januário da  Viação Glória, com o seguinte itinerário: Rua São Januário, a partir da esquina da rua Bomfim, Largo da Cancela, São Luiz Gonzaga, Campo de São Cristóvão, Figueira de Mello, Francisco Eugenio, Leopoldina, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. Com 4 secçõe tarifárias:

1ª - Rua São Januário - Largo da Cancella, 200 réis
2ª - Largo da Cancella - Leopoldina, 200 réis
3ª - Leopoldina - Palácio Monroe, 400 réis
4ª - Rua Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Linhas em janeiro de 1936

Caju Retiro - Praça Marechal Floriano
Palácio Monroe - São Januário 

Em outubro de 1937, conforme nova resolução da Prefeitura que numerou as linhas de ônibus municipais, as duas linhas da empresa ganham as vistas 30 (Monroe - São Januário) e 31 (Monroe - Caju).


Linha 30 (Monroe - São Januário)
O Radical, 16/03/1941

O Radical, 16/03/1941

Entre 1940 e 1941, os pontos finais das linhas 30 e 31 são transferidos do Palácio Monroe para a Praça Tiradentes.


O Radical, 01/06/1943, p.21

Diário Carioca, 25/12/1943


Em julho de 1944, a empresa recebe 3 novos ônibus.

Linhas em 1945

30 - Praça Tiradentes - São Januário
31 - Praça Tiradentes - Caju Retiro

Em 15 de janeiro de 1949 foi alterado o itinerário da linha 130, que passou a ligar Ramos a Copacabana com o seguinte itinerário: rua Alberto Nepomuceno, esquina com Leopoldina Rego, Missões, Barreiros, Teixeira de Castro, Cardoso de Morais, Praça das Nações, Leopoldo Bulhões, Largo do Benfica, rua São Luiz Gonzaga, Largo da Cancella, Campo de São Cristóvão, rua Figueira de Mello, Avenida Pedro II, Avenida Francisco Bicalho, Avenida do Mangue, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, rua da Passagem, rua General Polidoro, Tunnel Alaor Prata, rua Santa Clara, Avenida Atlântica, Francisco Otaviano, Avenida Vieira Souto e Praia do Arpoador. Volta pelo mesmo itinerário, passando pela Avenida Rui Barbosa, rua Teixeira de Freitas, rua do Passeio, Largo da Carioca e rua Uruguaiana.

Jornal dos Sports, 15/01/1949


Em janeiro de 1949, inaugura a linha 130 (Ramos - Copacabana)

Em agosto de 1949, após a Viação Victoria suprimir a linha 5 (Leme - Castelo) a Viação Oriental altera o itinerário da linha 130 (Ramos - Copacabana) para atender o Leme, recebendo a vista 130 (Olaria - Leme). A linha era operada com intervalos de 40 minutos.

Linhas em janeiro de 1949

30 - Praça Tiradentes - São Januário
31 - Praça Tiradentes - Caju Retiro
130 - Ramos - Copacabana

Em 1950, com 6 carros, substituindo a Expresso Ultramar, assume a linha 93 (Candelária - Cascadura), prolongada em meados de 1953 até Rocha Miranda.


Linha 130 (São Januário - Leme)
Correio da Manhã, 22/10/1949



Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi

Linha 31 (Caju - Praça Tiradentes) em 1951
Foto Última Hora


Em março de 1951, a linha 130 (Olaria - Leme) foi encurtada para o trecho São Januário - Leme.

Linhas em agosto de 1951

30 - Tiradentes - São Januário
31 - Tiradentes - Caju
130 - Leme - São Januário


Linha 130 (São Januário - Leme)
Foto Arquivo Nacional


Em 1951, a linha 130 (São Januário - Leme) é prolongada até Triagem. No ano seguinte foi transferida para a Transportes Braso Lisboa, junto com a linha 30 (São Januário - Tiradentes).


Modelo carroceria Continental sobre chassi Volvo
Diário da Noite, 19/12/1951, p.8

Ponto final da rua Miguel Rangel, Cascadura, em maio de 1952
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Correio da Manhã, 30/05/1952


Em junho de 1952, inaugura a linha 90 (Candelária - Del Castilho) com ponto final no conjunto do IAPC, parcial da linha 93 (Candelária - Cascadura). Em pouco tempo a nova linha foi prolongada até Inhaúma.

Linhas em janeiro de 1953

90 - Candelária - Inhaúma
93 - Candelária - Rocha Miranda, via Madureira
31 - Tiradentes - Caju

Em setembro de 1954,  a linha 31 (Tiradentes - Caju) circulava com apenas um veículo.

A empresa, em dificuldades financeiras, foi extinta em 1955, com frota de 30 ônibus. Sua falência foi declarada em 5 de janeiro de 1955.


Jornal do Commercio, 06/02/1955, p.20


Garagens 

1ª    Rua General Gurjão, 82, Caju  

    Rua do Bomfim, 258, São Cristóvão, atual posto de gasolina BR e garagem Nossa Senhora de Fátima.


Frota

1939        15
1940        15
1941        15
1954        30

Passageiros

1938        5.167.319


REFERÊNCIAS:

Termo Inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 agosto 1933. p.21.

A Empresa Viação Oriental. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 20 agosto 1935. Segunda Secção. p.7.

Termo de Transferência de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 janeiro 1936. p.32.

Numeros para indicar o itinerario dos omnibus. Beira Mar. Rio de Janeiro. 23 outubro 1937.  p.4.

Atropelado na avenida Presidente Vargas. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Furtavam óleo combustível destinado aos navios de guerra.  Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 27 outubro 1943. Segunda Secção. p.1.

Mais 20 ônibus para a cidade. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 16 julho 1944. p.2.

Com a Prefeitura e a Viação Oriental. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 agosto 1949. p.2.

Coisas da Cidade. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 julho de 1952. p.6.

Queixas do Povo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 janeiro 1953. p.13.

Reclamação contra a Viação Oriental. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 30 outubro 1953. p.2.

Estão desaparecendo os ônibus do Caju. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 04 outubro 1954. p.5.

Gazeta Jurídica. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 06 janeiro 1955. p.10.

Página lançada em 7 de agosto de 2020.

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