2000 - 2009

Histórico

Integração Trem - Ônibus

Em 2 de maio de 2001, início da integração tarifária, com desconto de 11% do valor total, entre os trens metropolitanos da Supervia e os ônibus municipais, inicialmente entre os bairros de Santa Cruz e Campo Grande.

Em janeiro de 2004, a São Silvestre inaugura a linha de integração trem-ônibus Central do Brasil – Centro.

Em dezembro de 2005, segundo Lélis Teixeira, presidente do sindicato das empresas de ônibus, em  entrevista  à revista Via Urbana, o sistema de ônibus municipal integrado ao metrô e à Supervia transportava diariamente cerca de 120 mil passageiros.

Piso Baixo

Em 21 de março de 2002, a Breda Rio inaugura os primeiros ônibus de piso-baixo (low-entry) na cidade na linha 484 b (Copacabana - Penha) com 13 carros Urbanuss Buscar sobre chassi Scania, semi-novos, adquiridos de segunda mão do extinto serviço de ônibus turísticos City Rio. 

Os novos carros, com padrão de conforto superior, tinham ar-condicionado, suspensão macia, poltronas estofadas, janelas panorâmicas com vidro colado, tripulação treinada e música ambiente civilizada. O acesso era feito pela porta dianteira, outra novidade, com a cobrança realizada pelo próprio motorista junto à catraca de 3 braços. 

A linha, por ter veículos com ar-condicionado, tinha tarifa de 2 R$, ou seja, 82 % mais cara que a do ônibus convencionais sem ar. Em 22 de abril de 2002, no entanto, a tarifas dos ônibus convencionais com ar-condicionado foi reduzida de 2,20 R$ para 1,30 R$. 

Catraca Eletrônica

Em outubro de 2003, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprova a Lei que autoriza a implantação de catracas eletrônicas nas frotas das empresas de ônibus do estado.

Em 22 de março de 2004, início da operação da primeira fase do sistema de bilhetagem automático (Riocard) nos ônibus municipais, para idosos e gestantes. Em primeiro de dezembro de 2004, foi iniciada a segunda fase, para os cartões de vale-transporte.

BRT

Em 4 de outubro de 2009, após o anúncio da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anuncia o plano de construção de uma linha de BRT na Avenida das Américas, entre o terminal Alvorada e e Santa Cruz, além da construção do corredor T5, entre o terminal Alvorada e a Penha.

Tarifa

Em 4 de dezembro de 2006, a tarifa de ônibus municipal foi reajustada de R$ 1,90 para R$ 2.

Linhas Especiais 

Entre 2008 e 2009, circulam os últimos ônibus especiais sem ar-condicionado, substituídos por ônibus com ar-condicionado.


REFERÊNCIAS:

Passagem de ônibus convencional sobe de R$ 1,90 para R$ 2, no dia 4. G1 Rio. 01 dezembro 2006.

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