Rápido Brasileiro S.A.
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana, fundada na década de 1950.
Inicia suas operações com motoristas agregados, onde cada veículo tinha um proprietário individual.
Em dezembro de 1960, os proprietários da empresa eram Constantino Carreiro Vidinha, José Mendes de Abreu e Lino Veiga Andrés.
Metropolitana sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP-321
Em 1970, Domingos Barbosa Lopes, motorista agregado desde 1958, se torna o único proprietário da empresa.
Em 1971, a garagem da empresa é transferida da Avenida Nilo Peçanha, em Nova Iguaçu, para a rua Virgílio em Mesquita.
Nova Iguaçu, julho de 1972. Carro Cribia Urbano sobre chassi
Mercedes-Benz do Brasil LP-321 ano 1969
Foto Augusto Antonio dos Santos
Em 1975, a Rápido Brasileiro incorpora a Expresso São Ricardo, sua concorrente, que também explorava a linha Praça Mauá - Nova Iguaçu.
Linhas intermunicipais em setembro de 1977
Praça Mauá - Nilópolis
Praça Mauá - Nilópolis, via Parada de Lucas
Praça Mauá - Nilópolis, tarifa A
Praça Mauá - Mesquita, via Edson Passos
Praça Mauá - Nova Iguaçu, via Nilópolis
Praça Mauá - Mesquita, tarifa A
A empresa encerrou suas operações em 1979, ao ser vendida para a Transa Nova Iguaçu e Turismo.
Prefixo da empresa, a partir de 1977: 148.000
Garagens
Avenida Nilo Peçanha, Centro, Nova Iguaçu
Rua Virgílio, 127, Mesquita. Em 2019 ocupada pela Turismo Transmil.
Sede: Nova Iguaçu, RJ
REFERÊNCIAS:
Desastre de Manguinhos. O Globo. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1960. p.5.
Bandido de peruca lidera três no assalto à garage. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 setembro 1974. p.3.
Tarifas de ônibus custam mais a partir de hoje. O Fluminense. Niterói. 01 setembro 1977. p.7.
Comentários