Viação Santa Rosa
1941 - 1963
Histórico
A Viação Santa Rosa
por Fábio Rangel
"A empresa surgiu em 1941 com o nome de "Viação Popular" e sua garagem localizava-se na Rua Dr. Paulo Cesar n. 249.
Alguns anos mais tarde adotou o nome do bairro em que teve origem. Operava com 13 carros fazendo os itinerários: Mário Viana x Cidade e Santa Rosa x Cidade com ponto final na Praça do Rink.
Em 1953, com a chegada dos trolleys, a empresa começa o processo de decadência sob a alegação da concorrência desleal da empresa SERVE.
Em 1962, a empresa, com 160 funcionários, alega que devido aos prejuízos acumulados, poderá pedir falência e recorre ao governo municipal.
Em outubro de 1963, o Governo Municipal estuda a possibilidade de a empresa ser encampada pelo Governo do Estado pelo valor de 45 milhões de cruzeiros.
Assim, ainda em 1963, através de um decreto do Governo do Estado, a empresa é desapropriada.
Segundo publicação do jornal "Ultima Hora", a empresa estava sob intervenção do estado nos últimos 90 dias.
Ainda segundo a publicação:
"Ao desapropriar a "Santa Rosa", o governador considerou que o interesse público prevalece sobre o interesse privado e ainda que a paralização da empresa acarretaria o desemprego de inúmeros chefes de família.
O patrimônio da empresa "Santa Rosa" constituído de 13 veículos além de peças e acessórios, será incorporado ao SERVE que assumirá também a responsabilidade do pessoal da empresa, para efeito de tempo de serviço na forma da legislação trabalhista".
Texto extraído do grupo História de Niterói do Facebook, em 10/11/2020.
Revista Guanabara Fluminense, maio de 1955
Comentários