Linhas da CTC


416 (Usina - Forte de Copacabana)

Inaugurada em 9 de setembro de 1965, com a vista 416 (Usina-Forte), com frota de monoblocos Mercedes-Benz O-321, sendo a pioneira na travessia do Túnel Santa Bárbara.


O Globo, 22/05/1965


Em abril de 1966, segundo o Guia Rex, a linha 416 (Usina-Forte) tinha o seguinte itinerário: Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Batista das Neves, Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Túnel Santa Bárbara, Pinheiro Machado, Fernando Ferrari, Praia de Botafogo, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim e rua Raul Pompéia. Volta: rua Raul Pompéia, Francisco Otaviano, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Novo, Lauro Sodré, Wenceslau Braz, Pasteur, Praia de Botafogo, Farani, Pinheiro Machado, Túnel Santa Bárbara, Largo do Catumbi, Itapiru, Azevedo Lima, Campos da Paz, Aristides Lobo, Barão de Itapagipe, Matoso, Haddock Lobo, Conde de Bonfim e Usina da Tijuca.

Sempre foi uma das melhores linhas da CTC, por ligar bairros populosos e encurtar o caminho entre a Tijuca e a Zona Sul.


Correio da Manhã, 11/04/1970

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com rua Santa Clara, em 1974
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Em 1976, tem sua frota de monoblocos O-321 substituída pelos famosos azulões Metropolitana.


Largo da Usina por volta de 1977


Em janeiro de 1977, com 33 carros, transportava diariamente cerca de 36 mil passageiros.

Em 1978, tem sua frota novamente renovada, desta vez por monoblocos O-362.

A linha entrou em decadência em meados da década de 1980, com a crise econômica e o aumento da criminalidade, junto com a deterioração e desmobilização da frota da CTC.

A linha se tornou famosa por ser a preferida dos assaltantes, provocando a diminuição expressiva do número de passageiros.


O Globo, 10/07/1984


Outro grave problema, foi a falta de ônibus em condições de operação na CTC. Para suprir a falta de ônibus na linha, que circulava com apenas 4 carros, em setembro de 1987, a Viação Alpha inaugurou a linha 426 (Usina-Copacabana) com itinerário praticamente idêntico ao da linha 416, variando apenas no itinerário de volta, que passava pelo Largo do Estácio.

Em pouco tempo a CTC retirou seus últimos carros da linha, abrindo o espaço à Viação Alpha.

Até hoje a 426 é uma das linhas com maior frequência da cidade. Junto com a linha 415 (Usina-Leblon), forma a dupla invencível da Viação Alpha na ligação da Tijuca com a orla da Zona Sul.

A frequência conquistou o mercado.



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