Auto Ônibus Riovias Ltda.
1951 - 1955
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1951 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Manoel da Silva Marques e João Gonçalves Marques.
Inicia suas operações em primeiro de maio 1951 na linha 75 (Candelária – Bangu) com frota de 30 ônibus novos Berliet - FNM, tornando-se a primeira empresa de ônibus a operar uma linha entre Bangu e o centro da cidade. Até então a população dependia dos trens da Central do Brasil.
Em 22 de março de 1952, inaugura sua segunda linha de ônibus, a 79 (Taquara – Candelária), com o seguinte itinerário: Largo da Taquara, Cândido Benício, Largo do Campinho, Ernani Cardoso, Ponte de Cascadura, rua da Pedreira, rua Goiás, viaduto do Encantado, Clarimundo de Mello, Anaro Cavalcanti, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, Visconde de Santa Isabel, Boulevard 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Presidente Vargas, Candelária.
Em outubro de 1952, com frota de 30 ônibus FNM adquiridos em agosto de 1951, explorava duas linhas:
75 (Candelária – Bangu) via Meyer, 20 carros
79 (Candelária – Taquara) via Meyer, 10 carros
Garagem da Avenida Suburbana, 9.186
A Noite, 09/05/1952
A Noite, 09/05/1952
A Riovias entrou em concordata em 1952. Em agosto de 1953, em dificuldades financeiras, suspendeu definitivamente a operação da linha 75 (Candelária – Bangu), continuando a operar, com os carros restantes, a linha 79 (Candelária – Taquara) extinta em pouco tempo.
A falência da empresa foi declarada em fevereiro de 1955.
Garagens
Rua Silva Cardoso, Bangu
Avenida Suburbana, 9.186, Quintino Bocaiuva
REFERÊNCIAS:
Departamento Nacional de Indústria e Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 04 março 1950. p.10
Surge uma grande empresa de ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 03 maio 1951. p.10.
Melhor transporte coletivo para o carioca. A Noite. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1950. p.7.
Revisão do seccionamento das linhas de ônibus. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 março 1952. p.5.
Desapareceram os ônibus da linha 79. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 23 julho 1952. p.5.
Desapareceram os ônibus da linha 79. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 23 julho 1952. p.5.
À Praça o caso da apreensão dos ônibus da Auto Ônibus Riovias Ltda. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 03 outubro 1952. Segundo Caderno. p.2.
Pen ! Pen ! Pen !. Última Hora. Rio de Janeiro. 08 novembro 1952. p.8.
Falência decretada. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 17 fevereiro 1955. Segundo Caderno. p.3.
Página lançada em 15 de outubro de 2018.
Comentários