Emprêsa de Lotações Alípio (ELA)
Transportes Catumbi S.A.
1950 – 1976
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro por Antônio Simões Alípio, de origem portuguesa.
Em novembro de 1952, explorava a linha de lotação Rio Comprido – Leblon, com 27 carros de 16 passageiros.
Em 1955, inaugura sua segunda linha de lotação, a Praça XV - Praça da Bandeira.
Gazeta de Notícias,15/06/1955
Em outubro de 1956, explorava as linhas de lotação Rio Comprido - Leblon e Praça XV - Praça da Bandeira, transformadas em linhas de ônibus, entre 1956 e 1957, ganhando as vistas:
116 - Praça 15 - Praça da Bandeira. Itinerário: Praça 15 de Novembro, Presidente Antônio Carlos, Erasmo Braga, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Marquês de Sapucaí, rua do Catumbi, Largo do Catumbi, Itapiru, Estrela, Praça Condessa Paulo de Frontin, Bispo, Barão de Itapagipe, Batista das Neves, Haddock Lobo, Matoso e Barão de Iguatemi.
117 - Rio Comprido - Leblon. Itinerário: rua Citiso, Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Largo do Catumbi, Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Djalma Ulrich, Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Visconde de Albuquerque e Praça Rubem Dario (Hotel Leblon).
Em 1959, a linha de ônibus 116 (Praça 15-Praça da Bandeira) foi renumerada, ganhando a vista 216 (Castelo-Praça da Bandeira).
Em 1959, a linha de ônibus 116 (Praça 15-Praça da Bandeira) foi renumerada, ganhando a vista 216 (Castelo-Praça da Bandeira).
Micro-ônibus da Linha 116 (Praça XV - Praça da Bandeira) acidentado no Largo do Rio Comprido. Tribuna da Imprensa, 16/11/1956
Linha 216 (Castelo-Praça da Bandeira) na Avenida Rio Branco por volta de 1960
Linha 117 (Rio Comprido - Ipanema) na rua Itapiru em outubro de 1962
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Entre 1963 e 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas 117 (Rio Comprido - Ipanema) e 216 (Castelo - Praça da Bandeira) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas:
403 - Rio Comprido - Jardim de Alá. Itinerário: Praça Condêssa Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Doutor Agra, Coqueiros, Largo do Catumbi, rua Catumbi, Frei Caneca, Moncorvo Filho, General Caldwel, Avenida Presidente Vargas, Alfred Agache, General Justo, Infante Dom Henrique (Aterro), Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Canning, Gomes Carneiro, Prudente de Morais e Praça Almirante Saldanha Gama. Em pouco tempo a linha foi prolongada até a Praça Santa Alexandrina.
202 - Castelo - Praça da Bandeira. Itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Erasmo Braga, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Campo de Sant´Anna (lado Casa da Moeda), Moncorvo Filho, Frei Caneca, Carolina Reydner, João Ventura, Catumbi, Largo do Catumbi, Itapiru, Azevedo Lima, Campos da Paz, Aristides Lobo, Praça Condêssa Paulo de Frontin, Bispo, Barão de Itapagipe, Avenida Paulo de Frontin, Haddock Lobo, Matoso e Barão de Iguatemi.
Em 10 de julho de 1965, altera sua razão social de Emprêsa Auto Lotações Alípio S.A. (ELA) para Transportes Catumbi S.A.
No segundo semestre de 1966, inaugura a linha 410 (Praça Varnhagem - Antero de Quental), com o seguinte itinerário: rua Almirante Cândido Brasil, Costa Pereira, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Praça Sáenz Peña, General Roca, rua dos Araújos, Conde de Bonfim, Aguiar, Barão de Itapagipe, Bispo, Praça Condêssa Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Doutor Agra, Coqueiros, Largo do Catumbi, Frei Caneca, Riachuelo, Mem de Sá, Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Passeio, Luís de Vasconcelos, Praça Deodoro, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Visconde de Ouro Preto, Bambina, São Clemente, Humaitá, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Bartolomeu Mitre e Praça Antero de Quental.
Ponto final da linha 403 (Rio Comprido-Jardim de Alá) na Praça Santa Alexandrina em janeiro de 1968. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Linha 202 (Castelo - Afonso Pena) no Largo da Carioca em 1969
Foto Arquivo Nacional
Foto - Largo de Santa Alexandrina em 1968
Em 1972, a linha 202 (Castelo-Afonso Pena), com frota determinada de 17 carros, foi prolongada até o Colégio Militar e repassada à Viação Alpha.
Linhas e frota determinada em 1973
403 - Rio Comprido - Jardim de Alá, 30 carros
410 - Praça Varnhagem - Antero de Quental, 22 carros
Linha 403 (Rio Comprido - Jardim de Alá), por volta de 1975, no ponto final da Avenida Afrânio de Melo Franco, Leblon
A empresa encerrou suas operações em 1976, quando operava as linhas 403 (Rio Comprido – Jardim de Alá) e 410 (Praça Varnhagem - Antero de Quental), logo assumidas pela Viação Alpha.
Prefixos da Frota
93 00
16 000, a partir de 1959
Garagens
Rua Campos da Paz, 228, Rio Comprido
Rua São Miguel, 177, Tijuca. Já ocupada pela Viação Nacional
Frota
1952 27 Lotações
1955 26 ''
1958 25 Ônibus
1968 60 "
1968 60 "
1973 52 "
REFERÊNCIAS:
Exame de motoristas. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 02 dezembro 1950. p.5.
Despedido tentou matar o patrão. O Jornal. Rio de Janeiro. 27 abril 1951. p.6.
Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.
Lotações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 junho 1954. Classificados. Terceiro Caderno. p.15.
ELA: recolhe mais cedo. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 01 abril 1955. p.4.
Greve nos ônibus prejudica a vida da cidade. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 16 outubro 1956. p.2.
O Micro-ônibus entrou pela padaria. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 16 novembro 1956. p.1.
Impacientes na fila passageiros tentaram depredar lotações. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 01 outubro 1957. p.8
Sob o comando do General Denis o contra-ataque à Greve surtiu bom efeito, Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 junho 1958. p.7.
Duas colisões fazem vítimas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 05 setembro 1972. p.2.
Novo desastre sob o viaduto do Mourisco fere 21 pessoas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 junho 1975. p.12.
Linha 202 piorou muito. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 29 abril 1976. p.2.
Página lançada em 21 de outubro de 2018.
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