Andorinha


Viação Andorinha Ltda.
1951 - 2015

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1951 cidade do Rio de Janeiro.

Em novembro de 1952, explorava as linhas de lotação Cascadura - Deodoro, via Rocha Miranda, e Candelária - Fundação Casa Popular, a primeira com 3 carros de 20 passageiros, e a segunda com 10 carros de 20 passageiros.

O ponto final da linha de lotação  Candelária - Fundação Casa Popular era no Conjunto Habitacional Getúlio Vargas, recém- construído, em Deodoro.

Entre 1956 e 1957 a linha de lotação Cascadura - Fundação foi transformada em linha de ônibus. Por volta de 1958 a linha foi prolongada até Realengo, ganhando a vista S-50 (Cascadura - Barata). 

Em 1964, seguindo o novo Plano de Transportes, a linha S-50 foi renumerada ganhando a vista  742 (Cascadura-Barata).

Também em 1964, inaugura sua segunda  linha de ônibus, a  777 (Madureira - Magalhães Bastos), prolongada no ano seguinte até Padre Miguel com o seguinte itinerário: rua Américo Brasiliense, Carolina Machado, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Domingos Fernandes, Conselheiro Galvão, Safiras, Estrada João Paulo, Avenida Brasil, Estrada Camboatá, Viaduto de Deodoro, Estrada São Pedro de Alcântara, Comandante Possolo, Avenida Duque de Caxias, Estrada General Canrobert da Costa, Avenida Santa Cruz, Doutor Lessa, Bernardo de Vasconcelos, Imperador, rua Limites, Olímpia Esteves, Murundu, Estrada Realengo, Estância e Praça dos Abrolhos.




Em 1968, assume a linha 725 (Cascadura - Vila Pompeia) após o fim da Viação Quarto Centenário.

No mesmo ano adquire a linha 960 (Penha-Senador Camará) da Oriental.






Em 1970, contava com frota de 70 ônibus.

Em 25 de junho 1972, inaugura a linha 800 (Senador Camará-Marechal Hermes), parcial da linha 960.




Linhas e frota determinada em 1973

725 - Cascadura - Pompeia, via Deodoro, 14 carros
742 - Cascadura - Barata, 21 carros
777 - Madureira - Padre Miguel, 16 carros
800 - Senador Camará - Marechal Hermes, 12 carros
960 - Penha - Senador Camará, 22 carros




Em 1974, inaugura a linha 741 (Barata-Realengo). Dois anos depois inaugura a linha 743 (Barata-Bangu).

Linhas em novembro de 1978

725 - Cascadura - Pompéia
741 - Barata - Bangu, via Murundu
742 - Cascadura - Barata
743 - Barata - Bangu, via Água Branca
777 - Madureira - Padre Miguel
800 - Santíssimo - Marechal Hermes
960 - Penha - Senador Camará




A empresa encerrou suas operações em 1981, ao ser incorporada à Viação Bangu.

Nova Andorinha

Em 1996, a partir de cisão da Viação Bangu, a Viação Andorinha foi restabelecida, com as seguintes linhas: 391, 719, 745, 746, 790, 797, 798, 799, 800 e 960. 

A Viação Bangu continuou operando as linhas 383, 715, 716, 717, 725, 739, 741, 742, 743, 744, 777, 794.

Em 20 de julho de 1997, a Andorinha inaugura a linha 926 (Fazenda Coqueiros-IAPI da Penha) substituindo a linha 921 cassada judicialmente.

Em 2004, a  Viação Andorinha foi incorporada ao grupo Breda Rio.

Em março de 2005, inicia a operação do primeiro ônibus convencional Micromaster do município, sem cobrador, na linha 746 – Cascadura – Jabour.  Até então, somente as linhas de micro-ônibus e ônibus rodoviários operavam sem trocador. O novo modelo de ônibus, com tamanho reduzido, ganhou logo o apelido de Micrão.

Linhas em outubro de 2010, antes da licitação:

391 - Tiradentes - Padre Miguel
745 - Bangu - Cascadura
746 - Cascadura - Jabour, circular
790 - Campo Grande - Cascadura
797 - Sanda - Bangu, circular, via Batan
798 - Bangu - Jardim Água Branca, circular, via Batan
799 - Jardim Violeta - Magalhães Bastos, circular
800 - Santíssimo - Marechal Hermes, circular
926 - Senador Camará - Penha

Linhas em 2011

391 - Padre Miguel - Carioca
684 - Padre Miguel - Meyer
730 - Bangu - Cascadura, circular, via Shopping Bangu
731 - Campo Grande - Marechal Hermes, via Estr. da Posse, antiga variante da 820 da Oriental
737 - Santíssimo - Marechal Hermes, circular, antiga 800
740 - Padre Miguel - Cascadura, antiga parcial da 391
745 - Bangu - Cascadura
746 - Jabour - Cascadura, circular
784 - Vila Kennedy - Marechal Hermes
790 - Campo Grande - Cascadura
803 - Senador Câmara - Alvorada
811 - Vila Kennedy - Bangu, circular
812 - Carobinha - Bangu
819 - Jardim Bangu - Bangu, circular
820 - Campo Grande - Taquaral, circular
926 - Senador Câmara - Penha

Em 24 de setembro de 2013, os funcionários das empresas Andorinhas e Rio Rotas paralisaram suas atividades, em função de salários atrasados e da falta de manutenção adequadas dos ônibus.

Em julho de 2015, a linha 684 (Jardim Bangu-Meyer) foi extinta.

Linhas em 2015

391 - Padre Miguel - Praça Tiradentes  
684 - Jardim Bangu - Meyer
731 - Campo Grande - Marechal Hermes, via Estrada da Posse
737 - Santíssimo - Marechal Hermes, circular
745 - Bangu - Cascadura
746 - Jabour - Cascadura, circular
790 - Campo Grande - Cascadura 
812 - Carobinha - Bangu
819 - Jardim Bangu - Bangu, circular
926 - Senador Camará - Penha

Em 12 de março de 2015, foi decretada a falência das empresas Rio Rotas e Andorinha. 

Prefixos da Frota

14 000, desde 1959
59 000, a partir de 1995

Garagens

Estrada Intendente Magalhães, 75 fundos, Vila Valqueire
Rua General Canrobert Costa, 536, Magalhães Bastos. Depois ocupada pela Transportes Barra
Rua Boiobi, 1992, Bangu



REFERÊNCIAS:

Viação Andorinha Ltda. Diário Oficial da União. 26 outubro 1951. Seção 1. p.27.

De ontem pra hoje no trânsito. Última Hora. Rio de Janeiro. 02 outubro 1952. p.5.

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

O ônibus colidiu com o jipão. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 25 novembro 1959. p.2.

Página lançada em 27 de setembro de 2018.